‘Em SP, Boulos (Psol) é melhor que Jilmar (PT)?’, questiona Markus Sokol

O integrante da executiva nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), economista Markus Sokol, entra na polêmica em curso na esquerda sobre as eleições paulistanas. O dirigente petista questiona os setores, inclusive do PT, que defendem uma espécie de “voto útil” a favor de Guilhermes Boulos já no primeito turno.

O petista aborda a participação de Boulos numa sabatina na Associção Comercial de São Paulo em que o candidato psolista declarou que não vai “demonizar” o setor privado, se referindo aos serviços administrados pelas chamadas “organizações Sociais (OS)”.

Sokol bate duro e aponta: “Numa sabatina na Associação Comercial de São Paulo, o candidato do Psol à Prefeitura, Guilherme Boulos, prometeu “não demonizar” o setor privado (Valor, 28/10). Ele assumiu: “não tenho condições de chegar e dizer que acabaram as Organizações Sociais que gerem equipamentos de saúde”, e concluiu vagamente sobre “são processos de transição…”

Leia a íntegra do artigo:

Em SP, Boulos (Psol) é melhor que Jilmar (PT)?

Por Markus Sokol*

Economia

“Querem que pareça, mas não é: OSs e tributação”

Numa sabatina na Associação Comercial de São Paulo, o candidato do Psol à Prefeitura, Guilherme Boulos, prometeu “não demonizar” o setor privado (Valor, 28/10). Ele assumiu: “não tenho condições de chegar e dizer que acabaram as Organizações Sociais que gerem equipamentos de saúde”, e concluiu vagamente sobre “são processos de transição”…

Antes, Boulos tinha dado garantias de que não iria aumentar impostos. “Já houve avanço para IPTU progressivo. Não pretendo aumentar IPTU, não pretendo fazer aumento tributário. Nosso programa só prevê aumento de alíquota de ISS para bancos”(Valor 15/10), os quais receberam “um presente da Câmara com a redução temporária de alíquota de 5% para 3%”.

Ora, o próprio jornal ressalta que “o programa de governo do Psol registrado na Justiça Eleitoral é mais ousado do que o candidato, pois diz que, além do ISS, haverá ‘aumento do valor da tarifa do IPTU para mansões’ ”.

Perguntado de onde viriam, então, os recursos para suas promessas, Boulos respondeu que virão do “dinheiro parado hoje nos cofres municipais”, do “enfrentamento dos esquemas e máfias municipais” – sem estimativa de valor – e de uma “atuação mais efetiva na cobrança da dívida ativa do município”. Ou seja, respostas genéricas e evasivas de quem evita enfrentar os ricos e os grandes proprietários.

Propostas de Jilmar Tatto

O candidato do PT à Prefeitura, Jilmar Tatto, “defende ampliar faixas de cobrança do IPTU para imóveis acima de R$ 1 milhão. A expectativa é de arrecadar R$ 1 bilhão com a medida. O alvo da taxação não é a classe média, mas os super-ricos, os 1% que detêm, sozinhos, 45% do patrimônio imobiliário” (site do PT).

O candidato do PT também não vacila em “tributar com alíquota complementar a alta concentração de imóveis nas mãos de poucos proprietários. O aumento do Impostos de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) está na mira do PT, teria uma tributação progressiva”. Outra proposta clara é a “extinção de benefícios fiscais dos bancos” (a questão da redução do ISS).

Sobre as OSs, o contraste com Boulos também é evidente. Jilmar defende a reversão das OSs, reivindicada pelos sindicatos e movimento de saúde.

Sabatinado pelo Estadão (30/10), Jilmar foi questionado porque “participou do governo Haddad”, que fez várias OSs. Ele respondeu que “o momento agora é outro. Estamos verificando uma roubalheira danada”. Ainda mais, disse que “a pandemia evidenciou a necessidade do SUS com investimento público direto”. Por isso, “a primeira providência é rever os contratos. A segunda é, de forma planejada, fazer a reversão disso”.

LEIA TAMBÉM:

Pesquisa XP/Ipespe SP: Covas, 26%; Russomanno, 19%; Boulos, 15%

Bancada do PT na Câmara ganha reforço: Leo de Brito toma posse como deputado federal

França homenageia brasileira morta em atentado terrorista

Como se vê, é Jilmar Tatto do PT quem assume compromissos concretos que, depois da eleição, podem efetivamente ser cobrados pelo povo da periferia, porque são parte da sua própria luta. Compromissos de Jilmar portanto, e não as generalidades do candidato do Psol, supostamente “à esquerda”, segundo a mídia e alguns intelectuais.

*Economista, integrante da executiva nacional do Partido dos Trabalhadores e da coordenação nacional do Diálogo e Ação Petista (PT)
**Artigo publicado publicado originalmente na edição 877 do jornal O Trabalho