Eleições 2020: Líderes do PT lançam carta em apoio a Luizianne e denunciam ataques da direita

Treze líderes de peso e projeção política do Partido dos Trabalhadores (PT), incluindo a ex-presidenta Dilma Rousseff e os ex-ministros Fernando Haddad, Aloizio Mercadante, Tarso Genro, Celso Amorim e Ricardo Berzoini, além dos ex-presidentes do partido José Dirceu, José Genoino, publicaram na noite de sábado (31) uma carta de apoio e solidariedade à candidata da legenda em Fortaleza, deputada federal Luizianne Lins (CE).

Na carta, 13 líderes políticos falam da importância da candidatura de Luizianne e de sua coragem e determinação em enfrentar a direita na capital do Ceará. “Que a tua vitória seja uma enorme contribuição à unidade das forças democráticas e progressistas na luta contra o fascismo e o ultra-liberalismo”, afirmaram.

A candidata do PT tem sido alvo de pesada campanha de desconstrução e mentiras veiculadas por setores do bolsonarismo e de outros grupos locais, incomodados com o crescimento eleitoral da petista na reta final do primeiro turno das eleições.

“Eles – os fascistas e ultraliberais – querem que o Brasil retorne às trevas do autoritarismo e da violência, que sempre caracterizam os regimes de exceção”. E conclui: “Nós – progressistas e de esquerda – queremos a liberdade e a igualdade, que fazem parte da lutas históricas da esquerda no Brasil, da qual o PT é um dos integrantes mais importantes e comprometidos”, denuncia o documento.

LEIA TAMBÉM:

Biden vence Trump em 4 estados decisivos a dois dias das eleições nos EUA, diz pesquisa

Economia

Bolsonaro sem máscara aglomera em Santos enquanto polícia usa spray de pimenta contra aglomeração no Ceará

Jovens desempregados hoje votaram em Bolsonaro na eleição de 2018

Confira a íntegra da carta:

Querida companheira Luizianne,

Acompanhamos, de forma solidária e atenta, a disputas eleitorais que se processam neste momento histórico e trágico – para a democracia e a República – no nosso grande país.

Nossa atenção se volta para a importância das eleições municipais, particularmente em cidades como Fortaleza, grande capital do Nordeste, que governaste com sabedoria, honra e dignidade política. E o fizeste com participação popular, promoção das fontes culturais da cidade, diálogo político e investimentos no cuidado com os seres humanos mais pobres e excluídos, vítimas das desigualdades sociais que caracterizam a sociedade brasileira.

Esta carta é destinada, pois, a manifestar nossa solidariedade – publicamente – a tua candidatura, desejando que a tua vitória seja uma enorme contribuição à unidade das forças democráticas e progressistas na luta contra o fascismo e o ultra-liberalismo.

Eles – os fascistas e ultraliberais – querem que o Brasil retorne às trevas do autoritarismo e da violência, que sempre caracterizam os regimes de exceção.

Nós – progressistas e de esquerda – queremos a liberdade e a igualdade, que fazem parte da lutas históricas da esquerda no Brasil, da qual o PT é um dos integrantes mais importantes e comprometidos.

Um forte abraço,

Dilma Rousseff , Fernando Haddad, Celso Amorim, Fernando Morais, Aloizio Mercadante, Senador Rogério Carvalho, Deputado Enio Verri, Senador Jaques Wagner, José Genoíno, José Dirceu, Olívio Dutra, Ricardo Berzoini, Deputado Rui Falcão , Tarso Genro.

*Com Agência PT de Notícias