Conselho do Ministério da Saúde defende continuação dos testes da Coronavac

A Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep), vinculada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão do Ministério da Saúde, defendeu a continuação dos estudos da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Brasil Instituto Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac.

“Entendemos que o óbito do voluntário não estava relacionado à aplicação da vacina, por isso optamos por não suspender os ensaios e recomendamos que os pesquisadores nos trouxessem apenas a avaliação final de seu comitê independente”, informou o coordenador da Conep, o médico Jorge Venâncio.

LEIA TAMBÉM:

URGENTE: Evento adverso que suspendeu testes da vacina chinesa Coronavac foi suicídio; afirma TV Cultura; assista

Bolsonaro comemora a suspensão dos testes da vacina chinesa Coronavac

Jornalista da Globo diz que a Anvisa virou ‘Agência de Vigilância Ideológica’

Economia

As declarações foram divulgadas à imprensa por meio de nota oficial, publicada no portal governamental do Conselho Nacional de Saúde na tarde desta terça-feira (10).

A Conep, o órgão responsável pela análise dos protocolos de pesquisas relacionadas à Covid-19 em território nacional. Em parceria com o CNS, o departamento afirma que “seguirá debatendo o assunto para encontrar formas de garantir que os estudos para a vacina da Covid-19 no Brasil avancem”.