Biden é o “presidente eleito” declara presidenta da Câmara dos EUA

A presidenta da Câmara dos Representantes (Deputados), Nancy Pelosi, declarou hoje que o democrata Joe Biden é o “presidente eleito” dos Estados Unidos.

“Nesta manhã, está claro que a chapa Biden-Harris vai conquistar a Casa Branca. O presidente eleito Joe Biden terá um forte mandato a liderar”, disse hoje Pelosi, indicando que o presidente Donald Trump não conseguiu se reeleger.

Na noite desta sexta-feira (6), o “presidente eleito” Joe Biden fará um discurso à nação enquanto assume a liderança na votação nos estados-chave para ganhar a eleição presidencial dos Estados Unidos, informou um funcionário de sua campanha à Agence France-Presse.

O democrata, que não proclamou vitória, mas foi chamado de “presidente eleito” pela presidente da Câmara Nancy Pelosi, falará mais tarde em sua cidade natal, Wilmington, Delaware, disse o oficial de campanha sob condição de anonimato.

O candidato tem neste momento 253 votos no Colégio Eleitoral e assumiu a liderança na contagem de votos na Pensilvânia e na Geórgia, na noite de quinta e na manhã desta sexta. É esperado que ele seja declarado vencedor nas projeções destes dois estados, o que daria a ele a vitória na corrida presidencial.

A Pensilvânia é o estado com a maior representatividade no Colégio Eleitoral entre os que ainda não tiveram um resultado definido desde a dia de votação, na última terça-feira (3). Se a vitória do democrata nesse estado se confirmar, ele recebe os 20 delegados do estado e chega à marca de 273, três a mais do que o mínimo necessário para ser eleito presidente.

Economia

Já a Geórgia, um estado tradicionalmente republicano, dá direito a 16 votos no Colégio Eleitoral. Caso Biden vença ali, acumulará 269 delegados, ficando a apenas um da vitória e efetivamente impedindo que Trump alcance os 270 votos necessários para garantir a reeleição.

Greta Thunberg ironiza presidente dos EUA: “Relaxe, Donald”

América decide por dar adeus a Trump

Clima de derrota na campanha de Donald Trump na eleição americana

Bolsonaro tenso com a confirmação da vitória de Biden

Eduardo Bolsonaro chora ao saber da derrota de Donald Trump nos EUA