Bancada do PT na Câmara ganha reforço: Leo de Brito toma posse como deputado federal

O deputado Leo de Brito (PT-AC) tomou posse na Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (6). Ele ocupa a cadeira deixada por Manuel Marcos (Republicanos-AC), cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2018. A solenidade ocorreu em sessão remota conduzida pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). O petista afirmou que nesses dois anos de mandato uma de suas principais bandeiras será em defesa da Amazônia.

“Há um descaso do governo federal com esse ecossistema. O número de queimadas e desmatamento na Amazônia aumentou consideravelmente nos últimos quatro anos, nos governos de Temer e de Bolsonaro. É preciso salvar nossos biomas”, defendeu o parlamentar.

Para ele, o Brasil presencia a morte de seus principais ecossistemas. Leo de Brito citou as queimadas no Pantanal mato-grossense, que já atinge mais de 20% do bioma, como mais um exemplo de como o governo Bolsonaro trata o meio ambiente. Na opinião do parlamentar, tudo que está acontecendo é ocasionado pelo retrocesso ambiental imposto pelo atual governo.

“Quem não lembra da fatídica reunião do dia 22 de abril, ocasião em que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, revelou que o projeto do governo era desmontar o arcabouço legal que protege o meio ambiente da sanha predatória de interesses e grupos econômicos. À época, Salles disse que aproveitaria a pandemia da Covid-19 para “passar boiada” sobre a legislação ambiental”, lembrou Leo de Brito.

Áreas temáticas
O parlamentar petista afirmou que continuará atuando nas áreas temáticas do mandato anterior. “Estou muito motivado com esse retorno à Câmara, vou seguir a mesma linha do mandato anterior, em defesa da democracia contra o autoritarismo representado pelo governo Bolsonaro, defesa dos direitos humanos, da educação, da saúde e da soberania nacional”, enfatizou o deputado.

Leo de Brito disse que o seu retorno à Câmara vai permitir que ele continue a lutar em defesa do Brasil, do Acre, do PT e contra o governo Bolsonaro. “Vou estar ainda mais presente junto ao povo, buscando recursos para o Acre e, ao mesmo tempo, fiscalizando com firmeza a aplicação dessas verbas. O povo do Acre está sofrendo muito com desemprego, miséria, insegurança, e precisa de parlamentares que não tenham medo de defender seus direitos”, observou Leo de Brito.

Economia

Bancada
O deputado afirmou que pretende se dedicar também às propostas apresentadas pela Bancada do PT. Ele destacou o programa de emprego e renda e o auxílio emergencial como bandeiras de luta.

“Estamos lutando para manter o auxílio emergencial, e a nossa bancada está propondo um forte programa de geração de emprego e renda, estarei somando nesse esforço”, enfatizou o parlamentar.

Perfil
Leo de Brito é advogado e professor de Direito da Universidade Federal do Acre. Foi deputado federal na legislatura passada (2015-2010), ocasião em que ocupou os cargos de vice-líder da Bancada do PT. Também presidiu a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. Nas eleições de 2018, Leo de Brito obteve 14.881 votos.

Do PT na Câmara

Biden joga pá de cal em Trump: “nós vamos ganhar essa eleição”

França homenageia brasileira morta em atentado terrorista

Apagão no Amapá é a cara do governo Bolsonaro e do senador Alcolumbre

Derrota de Trump será comemorada no lançamento de livro em Curitiba