Apagão: TSE remarca eleição em Macapá para dezembro

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) remarcou a eleição municipal de Macapá para os dias 6 e 20 de dezembro, para o primeiro e segundo turno, respectivamente. De acordo com a Agência Brasil, a decisão foi votada nesta quinta-feira (19), por unanimidade.

Macapá é a única cidade brasileira que não foi às urnas no último domingo (15) para escolher o novo prefeito e os vereadores. O adiamento foi determinado pela Justiça Eleitoral na semana passada, por causa da calamidade pública causada pelo apagão no Amapá.

Num primeiro momento, o segundo turno seria realizado em 27 de dezembro, mas o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) solicitou a antecipação para 20 de dezembro, para evitar votação entre o Natal e o Ano Novo.

O plenário da corte local aprovou ontem (18) as novas datas. A proposta foi aceita pelos ministros do TSE, após sinal verde da área técnica do tribunal.

LEIA MAIS SOBRE APAGÃO NO AMAPÁ:

Apagão no Amapá derruba diretoria da ANEEL

Economia

Apagão de Bolsonaro e Alcolumbre volta deixar Amapá às escuras

Efeito Bolsonaro: Salvador sofreu apagão elétrico em 10 bairros nesta madrugada de terça

Pela resolução aprovada nesta quinta, as prestações de contas de candidatos e partidos deverão ser apresentadas até 26 de dezembro. Os gastos, a arrecadação e a divulgação de campanha podem prosseguir até os prazos usuais antes da votação, consideradas as novas datas.

O Amapá enfrenta um apagão que já dura 17 dias, que ainda não foi restabelecido por conta da falta de ação dos governos federal e estadual. A falta de energia tem causado também problemas no fornecimento de água e precariedade no abastecimento de víveres e de alimentos industrializados em diversas regiões do estado.