Moro e Alvaro perdem candidato em Araucária, uma das cidades mais ricas do Brasil

A Justiça Eleitoral negou no início da tarde deste domingo, 25 de outubro, o registro de candidatura a prefeito de Albanor José Ferreira Gomes (Podemos). Ele seria o candidato do senador Alvaro Dias (Podemos) e do ex-ministro Sérgio Moro.

Zezé, como é conhecido, já foi prefeito de Araucária, na região metropolitana de Curitiba. A cidade tem a quarta maior arrecadação do Paraná e figura entre as que têm maior PIB do país.

O candidato de Alvaro e Moro teve a candidatura indeferida porque, em 2000, segundo a juíza eleitoral de Araucária, Maria Cristina Franco Chaves, Zezé Albanor ele seria um dos responsáveis pela administração do grupo Mega Cred, que faliu nos anos 2000, deixando centenas de famílias no prejuízo.

Na quarta-feira passada, 21 de outubro, o Ministério Público Eleitoral também havia se manifestado no sentido de que Albanor não reúne as condições de elegibilidade em razão de ser considerado um dos sócios do grupo Mega Cred, que faliu na década de 2000 lesando centenas de pessoas de Araucária e do Paraná.

Em sentença, a magistrada pontua que “além disso, o grupo de empresas da Mega Cred demonstrava confusão patrimonial, bem como a identidade de sócios, não havendo definições claras entre elas, nem aos seus sócios o que caracteriza que todos os membros da família que administravam se beneficiavam das fraudes ocorridas na empresa”.

A magistrada acrescenta ainda que “diante dos fatos, resta demonstrado que o Sr. Albanor ainda não se desincumbiu de sua obrigação junto aos credores da massa falida e seus bens continuam bloqueados. A responsabilidade do candidato pela liquidação judicial do grupo econômico ficou demostrada através do processo de falência, sendo declarada a desconsideração de personalidade jurídica das empresas do grupo, responsabilizando pessoalmente os sócios pelos prejuízos sofridos pelos credores da massa falida Grupo MegaCred”.

Economia

Ela pontua ainda que “diante dos fatos, ficou claro que o pedido de desistência da ação ocorreu em razão dos efeitos da falência alcançarem todas as empresas do Grupo Mega Cred e a desconsideração da personalidade jurídica do grupo de empresas. Concluímos que a situação de inelegibilidade do candidato ALBANOR JOSÉ FERREIRA GOMES não se modificou desde 2012, quando da decisão do Tribunal Superior Eleitoral”.

Depois de toda a fundamentação, a magistrada sacramenta: “isto posto, as impugnações ajuizadas, reconhecendo a causa de inelegibilidade versada nos autos, para o efeito de indeferir o registro de candidatura de Albanor José Ferreira Gomes ao cargo de prefeito municipal de Araucária, pela Coligação Araucária Para Todos, nas eleições de 2020”.

Apesar de perderem o candidato em Araucária, os lavajatistas ainda conseguiram manter a candidatura a vereador do empresário Fábio Aguayo em Curitiba.

Portanto, a semana começa com a seguinte pergunta: será que Moro e Alvaro têm força para eleger um vereador na capital paranaense?

É só esperar 20 dias e conferir.

Clique aqui para ler a íntegra da sentença da inelegibilidade de Zezé Albanor.

Albanor Zezé, candidato de Moro e Alvaro, tem candidatura indeferida numa das cidades mais ricas do País.

Leia mais sobre Alvaro, Moro e eleições

Sérgio Moro e Lava Jato tentam eleger um vereador em Curitiba

Sérgio Moro se agarra politicamente em Alvaro Dias

Moro estuda concorrer a presidente da República pelo Podemos

Sérgio Moro e Lava Jato tentam eleger um vereador em Curitiba