Eleição na Bolívia: boca de urna aponta vitória de Lucho Arce no primeiro turno

A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que acompanha a eleição presidente na Bolívia, afirma que a boca de urna dá vitória em primeiro turno para Lucho Arce –candidato do MAS, partido de Evo Morales.

“Ano passado, Evo e MAS anunciaram que o resultado era esse. A OEA considerou fraude. Depois veio o golpe. Um anos depois, a expectativa é que haja justiça. Depois de muitos mortos, presos e exilados”, disse a parlamentar do PSOL

Instabilidade política na Bolívia

Sâmia Bomfim relata que a situação no país andino é de instabilidade política.

“As eleições de hoje estão sendo marcadas por tentativas de intimidação por parte da presidente golpista Jeanine Áñez”, descreveu. “É perceptível a insatisfação popular com o atual governo e um profundo desejo de mudança”, afirmou a deputada psolista.

Eleição na Bolívia foi censurada pela mídia brasileira enquanto a dos EUA teve até debate ao vivo, diz Gleisi

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), criticou neste domingo (18) a falta de cobertura da mídia corporativa na eleição presidencial da Bolívia.

“Impressionada com a falta de cobertura da grande mídia brasileira nas eleições da Bolívia”, afirmou a petista, que, no entanto fez uma ressalva: “Vi apenas a Folha de S. Paulo por aqui.”

De acordo com Gleisi, a Bolívia é o país que tem a maior fronteira seca com o Brasil e grande relação comercial. “Agora, as eleições dos EUAs tem até debate entre os candidatos é transmitido ao vivo”, compara a presidenta do PT.

Leia mais sobre a eleição na Bolívia

Bolívia: Luis Arce vota e pede respeito à vontade popular

Evo Morales não poderá votar na Argentina devido à sua ‘desqualificação por motivos políticos’

Gleisi Hoffmann acompanha a eleição da Bolívia