Despedida de Pepe Mujica do Senado no Uruguai emociona admiradores

O ex-presidente do Uruguai e senador, José ‘Pepe’ Mujica, de 85 anos, renunciou ao seu mandato no Senado nesta terça-feira (20) por motivos de saúde.

A situação de pandemia e a doença autoimune chamada Síndrome de Strauss que acomete Mujica pesaram na decisão.

“Esta situação me obriga, com muito pesar, por minha profunda vocação política, a solicitar que se tramite minha renúncia à cadeira que os cidadãos me concederam”, escreveu Mujica, em uma carta lida em sessão extraordinária do Senado.

A fala de Mujica na sessão do Senado nesta amanhã emocionou muitos admiradores levando o assunto aos mais comentados das redes sociais. Confira algumas postagens:

Marcelo Freixo (PSOL) compartilhou um vídeo legendado com um trecho do discurso e escreveu:

“Hoje Mujica renunciou ao cargo ao Senado pra cuidar da saúde. Sua história de vida é simbolo da defesa da democracia no Uruguai, na América Latina e no mundo todo. É uma inspiração para nunca perdemos nossos ideais. Muito obrigado por tudo, Pepe!”

Economia

Manuela D’Ávila (PCdoB) postou uma foto conversando com Mujica e escreveu: “Hoje, aos 85 anos, Pepe Mujica renunciou ao seu cargo no Senado para sair da vida política e cuidar da sua saúde. Só temos a agradecer sua contribuição pela luta democrática na América Latina. Viva Mujica ❤️”

O deputado Ivan Valente (PSOL) escreveu: “Pepe Mujica, o tupamaro que chegou à presidência do Uruguai, se dirigiu aos jovens em seu discurso de despedida no Senado. “Triunfar na vida não é ganhar, triunfar na vida é se levantar e recomeçar a cada queda”. Mujica é América Latina que sonha e luta!”

Apesar da renúncia, Mujica disse que não abandona de vez a política. Viva!

Bolsonaro faz um governo criminoso, acusa Gleisi Hoffmann

Chico Rodrigues amplia afastamento para 121 dias para filho assumir o mandato

Sem indignação não há salvação