Blog do Esmael

Últimas notícias da política em tempo real

Bolsonaro vs Haddad ou Lula vs Bolsonaro nas eleições de 2022

Compartilhe agora

A escolha do desembargador Kassio Nunes Marques para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF) esconde, por debaixo dos panos, a estratégia do presidente da República e lança uma dúvida para 2022: Bolsonaro vs Haddad ou Lula vs Bolsonaro?

O presidente Bolsonaro indicou Marques para a vaga do decano Celso de Mello, que se aposentará compulsoriamente no dia 13 de outubro. O futuro novo ministro, apesar de amaldiçoado pelo ex-ministro Sérgio Moro, foi abençoado pelo presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, e, óbvio, pelo Centrão.

A aposta nos meios jurídicos e políticos é de que Kassio Nunes Marques irá integrar a Segunda Turma do STF, após a sua aprovação praticamente certa pelo Senado. A vantagem do governo nessa Casa é ainda mais avassaladora.

Há alguns cenários para 2022, se o novo ministro do STF também herdar a vaga na Segunda Turma:

1. O ex-juiz Sérgio Moro obtém uma vitória e consegue arquivar o habeas corpus do ex-presidente Lula, que pede a suspeição do caso do tríplex. Nesse cenário, o petista não recupera seus direitos políticos, vira carta fora do baralho, e poderíamos pensar numa disputa Bolsonaro vs Haddad.

2. No extremo, a Segunda Turma acolhe o habeas corpus do ex-presidente e arquiva o caso do tríplex. Nesse caso, o petista recupera os direitos políticos e se habilita para 2022, ou seja, poderíamos imaginar um cenário Lula vs Bolsonaro.

Segundo aliados do ex-juiz, a maré não está para peixe. Sérgio Moro viu que ele vai sobrar nesse jogo. O indicado de Bolsonaro para o STF, o desembargador Kassio Nunes Marques, tende a votar pela suspeição de Sérgio Moro, que ficaria marginalizado na corrida presidencial.

Moro viu que sua batata assou e, após a confirmação do desembargador para o STF, ele saiu atirando pelo Twitter contra Kassio Nunes Marques. Disse que o futuro novo ministro do Supremo nada contribui para o combate à corrupção e à condenação em segunda instância.

Para completar o quadro de desespero de Sérgio Moro, nesta sexta-feira (2), o movimento lavajatista ‘Vem Pra Rua‘ disparou contra o presidente e pediu Fora Bolsonaro. O grupo fundamentalista é aliado do ex-juiz e ex-ministro.

Se não houver surpresas em breve, a princípio, o Blog do Esmael aposta em uma emocionante disputa entre Lula vs Bolsonaro na eleição presidencial de 2022. Um escolheu ao outro. É aguardar e conferir.

Autor: Esmael Morais

Esmael Morais, jornalista e bacharel em Direito, é autor do Blog do Esmael desde 2009. É uma página independente, plural e suprapartidária, que oferece conteúdos gratuitos sobre política, direito e cidadania em tempo real. É um dos blogs especializados em política mais lidos no Brasil. Tudo sobre eleições 2020, a corrida pelas prefeituras municipais, a disputa pela Presidência da República, em 2022, e pelos governos estaduais, Senado e Câmara.

Comentários desativados.