Testes da vacina da AstraZeneca contra Covid-19 são suspensos

A vacina contra Covid-19 que está sendo desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford teve seus testes suspensos nesta terça-feira (8). No Brasil, a mesma vacina está sendo testada em parceria com a Fiocruz.

A pausa no processo aconteceu após um paciente apresentar reações adversas durante testes no Reino Unido. De acordo com o site Stat, um porta-voz da AstraZeneca disse em um comunicado que o “processo de revisão padrão da empresa acionou uma pausa na vacinação para permitir a análise dos dados”.

A empresa não detalhou qual foi a reação adversa da vacina no participante do teste.

O porta-voz descreveu a pausa como “uma ação de rotina que deve acontecer sempre que houver uma doença potencialmente inexplicada em um dos testes”. Ele também disse que a empresa está “trabalhando para agilizar a revisão do evento único para minimizar qualquer impacto potencial no cronograma do teste”.

LEIA TAMBÉM:

Globo censura Lula, mas imprensa internacional mostra petista candidato em 2022

Economia

Datena comemora vacina contra covid enquanto Bolsonaro prega a não obrigatoriedade da vacinação

General Chefe do Centro de Inteligência do Exército morre de Covid-19

Ainda não se sabe em qual fase dos testes a reação adversa apareceu, mas o Reino Unido – assim como o Brasil – já estava rodando a fase 3 do ensaio clínico. Considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos projetos mais promissores até o momento, a fase 3 da vacina de Oxford é a última etapa de testes em seres humanos para determinar sua segurança e eficácia.

*Com informações de agências internacionais