Fux toma posse nesta quinta-feira como presidente do STF

O ministro Luiz Fux tomará posse nesta quinta-feira (10) como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra Rosa Weber será a vice.

Ontem (9), o ministro Dias Toffoli comandou a última sessão como presidente do STF. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou da cerimônia de despedida. Ele chegou de surpresa no plenário da Corte acompanhado dos ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa), José Levi (Advocacia-Geral da União) e Jorge Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência).

LEIA TAMBÉM
Tchau de Toffoli teve até faixa “presidencial” no Congresso Nacional

Bolsonaro diz que perdoa quem fez isolamento social para salvar vidas

“Se o arroz está caro, comam macarrão!”, dizem a Bolsonaro donos de supermercados

Com a posse desta quinta, Toffoli passa a integrar a Primeira Turma do STF, da qual Fux se despediu na última terça (8). O colegiado é formado pelos ministros Rosa Weber, Marco Aurélio Mello, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

Economia

Fux chegou ao STF em 2011 através de uma indicação da então presidente Dilma Rousseff (PT). O magistrado carioca começou a carreira como juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). De 1997 a 2001 foi desembargador no TJ-RJ e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 2001 a 2011, indicado por Fernando Henrique Cardoso (PSDB).