Covid-19: Primeiro lote da vacina russa Sputnik V é lançado para uso civil

Nesta segunda-feira (7), o Ministério da Saúde da Rússia anunciou o lançamento do primeiro lote de uso civil da vacina russa contra a COVID-19, a Sputnik V.

Segundo o Ministério da Saúde da Rússia, as primeiras entregas de lotes da vacina estão programadas para o futuro próximo.

“O primeiro lote da vacina ‘Gam-COVID-Vac’ [Sputnik V] para a prevenção contra a infecção pelo novo coronavírus, desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, do Ministério da Saúde da Rússia, passou pelos testes necessários de qualidade nos laboratórios do Roszdravnadzor [orgão russo regulador de dispositivos médicos] e foi colocado em circulação civil”, disse o Ministério através de comunicado oficial publicado no site da instituição.

LEIA TAMBÉM
Blog do Esmael agora tem podcast no Spotify

Lula: “Vamos juntos reconstruir o Brasil”

Bolsonaro será alvo de panelaço nesta segunda-feira

Economia

No domingo (6), o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, disse que espera que a maior parte dos cidadãos da capital da Rússia serão vacinados contra o novo coronavírus nos próximos meses.

Na sexta-feira (4), os resultados dos testes clínicos de fase um e dois da Sputnik V foram publicados em uma das principais revistas científicas do mundo, a The Lancet, apontando a segurança da vacina. No mesmo dia, representantes do Instituto Gamaleya e do RDIF afirmaram durante coletiva que os primeiros resultados da terceira fase de testes, com 40 mil voluntários, serão publicados entre outubro e novembro.

No dia 11 de agosto, a vacina Sputnik V recebeu a Certidão de Registro no Ministério da Saúde da Rússia, tornado-se assim a primeira vacina contra o novo coronavírus a ser registrada no mundo.

Por Sputnik Brasil