Bolsonaro anuncia fim do Bolsa Família e criação do Renda Cidadã com dinheiro da educação

Um dia após a alta da cirurgia que fez em São Paulo, neste fim de semana, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que acabará com o premiado mundialmente Bolsa Família.

Bolsonaro, no entanto, encarregou seus líderes no Congresso Nacional a anunciar a criação do Renda Cidadã, que encheu os mercados de incerteza e alimentou a especulação financeira nesta segunda-feira (28).

Por conta da falta de clareza do governo, o índice Ibovespa teve queda de 2,41% e o dólar subiu 1,42%, e fechou cotado a R$ 5,6358.

Como desgraça pouca é bobagem, o senador Marcio Bittar, relator do Renda Cidadão, disse que o programa será custeado com sobra de recursos após pagamento de precatórios e com uma fatia da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

No mês passado, com oposição do governo Bolsonaro, o Congresso Nacional aprovou a PEC que perenizou o Fundeb na Constituição Federal. O ataque aos recursos da educação será mais um teste para o Palácio do Planalto.

O presidente Jair Bolsonaro vem tentando várias formas para extinguir o Bolsa Família. Uma das ideias é dificultar o acesso a programas sociais, como o BPC, congelar pensões e aposentadorias, para elevar a quantidade de beneficiários do Renda Cidadão, que, nas vésperas das eleições 2022, teria um valor de R$ 500 mensais.

Economia

O problema nisso tudo é que Bolsonaro não quer mexer com os bancos e com os mais ricos. Ele quer atacar o orçamento da educação e fazer cortesia com o chapéu dos mais pobres, isto é, desvinculando reajustes de aposentadoria e pensões do salário mínimo e dificultando o acesso de deficientes físicos a programas governamentais.

Bolsonaro é uma piada. De mau gosto.

LEIA MAIS SOBRE BOLSONARO

Reforma tributária: Vem aí congelamento de aposentadorias e imposto sobre as transações e pagamentos eletrônicos

Bolsonaro quer congelar aposentadorias e atacar seguro desemprego para viabilizar seu ‘Bolsa Família’

Em vídeo, Bolsonaro nega que irá congelar pensões e aposentadorias; assista

Datena, ‘em fase comunista’, defende congelamento do preço do arroz e da cesta básica; veja

Molon desmente Bolsonaro: “O governo fez de tudo para adiar o Fundeb e retirar dinheiro do Fundo”

Jandira Feghali denuncia que governistas boicotam a votação do Fundeb

20 governadores assinam carta em defesa do novo Fundeb

Fundeb em 22 levaria a fechamento de prefeituras e caos na educação, diz Haddad