[Vídeo] Interventor do IFRN chama a Polícia para bater nos estudantes

No dia do Estudante, os alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte faziam uma manifestação pacífica contra a intervenção federal na instituição; mas o interventor não gostou e chamou a polícia para bater nos Estudantes.

A ação da Polícia foi filmada e os vídeos circulam pelas redes sociais. Nos vídeos é possível ver a polícia usando de força e de spray de pimenta contra os estudantes.

A deputada Alice Portugal escreveu: “ABSURDO! No Dia do Estudante, interventor do IFRN chama a polícia para bater nos estudantes, que faziam manifestação pacífica contra a nomeação do interventor. “

O ex-presidente da UBES Pedro Gorki escreveu: “ABSURDO!  O interventor do IFRN chamou a Polícia Militar, que não tem permissão de atuar num prédio federal, para reprimir os estudantes que protestam por sua saída.”

Economia

Maria Oliveira portou um vídeo com a fala de uma estudante do IFRN:

Com a palavra a governadora Fátima Bezerra.

UNE e UBES comemoram o Dia do Estudante com mobilização virtual

Nesta terça-feira, 11 de agosto, é comemorado o Dia do Estudante e é também o aniversário da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Impossibilitados de ocupar as ruas com grandes passeatas em função da pandemia do Coronavírus, as entidades estudantis – UNE, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES e Associação Nacional dos Pos-Graduandos – ANPG, estão fazendo uma grande mobilização virtual e mobilizações pontuais por todo o Brasil.

Vejamos:

A ex-presidenta da UNE, Carina Vitral, lembra que os Estudantes sempre estiveram na linha de frente das lutas populares do Brasil:

O Instituto Lula mandou seu recado e o parabéns à UNE:

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também mandou uma mensagem:  “Desejo a todas e todos militantes da UNE força e garra para seguir adiante. Parabéns a todos que se mantém no front. “

A hashtag #LuteComoUmEstudante está concentrando todas as mensagens e mobilizações no Twitter. A partir das 19 horas haverá falas de lideranças políticas de diversas áreas. Acompanhe.

[Vídeo] Lindbergh Farias comemora o Dia do Estudante e pede “Fora, Bolsonaro!”

O ex-senador e ex-presidente da União Nacional dos Estudantes, Lindbergh Farias (PT), publicou um vídeo em celebração ao Dia do Estudante, comemorado neste 11 de agosto.

Ele relembrou o movimento dos caras-pintadas iniciado também no dia 11 de agosto de 1992; que é a mesma data em que se comemora a fundação da UNE.

Lindbergh escreveu: “A UNE tem papel fundamental na história do Brasil. Sempre ao lado do povo e da democracia, é também parte muito importante da minha vida. Hoje, aniversário de sua fundação e Dia do Estudante, é um dia de orgulho e de alegria. A UNE somos nós, nossa força e nossa voz! “

Em tempos de pandemia, não é seguro convocar grandes passeatas ou manifestações, mas os estudantes estão, como sempre, no centro da luta política nacional.

Conforma postagem da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação, as entidades estudantis fez uma projeção no Congresso, em protesto pelos 100 mil mortos pela pandemia de Coronavírus.

LEIA TAMBÉM
PSOL nacional oficializa apoio à candidatura de Marília Arraes no Recife

Ex-presidentes do PT rechaçam apoio à reeleição de prefeito bolsonarista em Belford Roxo (RJ)

Bolsonaro compartilha ‘jornalismo chapa branca’ da TV Bandeirantes; assista