Festa do Fandango Caiçara será neste fim de semana e pela internet

A 11ª Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá será realizada neste final de semana, de 15 a 17 de agosto. Em função das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a tradicional festa Caiçara será realizada de maneira virtual, com os grupos de fandango se revezando em ‘lives’ pela internet.

Se por um lado o povo Caiçara não poderá se reunir para vivenciar suas tradição, por outro a festa virtual tem potencial para alcançar pessoas que ainda não conhecem o ritmo e a cultura típica do litoral do sudeste e sul do Brasil.

Confira a programação:

Serão portanto dois bailes virtuais, um na noite de sábado (15) e outra na noite de domingo (16); sempre começando às 19 horas com transmissão pela página do evento.

Além dos bailes, o evento contará com debates e meses que vão tratar da salvaguarda da cultura caiçara, Lei Aldir Blanc, e dos desafios das comunidades tradicionais em tempos de pandemia.

LEIA TAMBÉM
Você não vai acreditar na aprovação de Bolsonaro na pesquisa Datafolha; confira

Economia

Bolsonaro só mantém a aprovação nas pesquisas se ‘furar o teto’ de gastos

[Vídeo] JN mostra lavagem de dinheiro em loja de Flávio Bolsonaro

O Fandango Caiçara foi registrado pelo IPHAN como patrimônio imaterial do Brasil em novembro de 2012, e é uma expressão musical coreográfica poética e festiva, que ocorre desde o litoral sul do Rio de Janeiro até o norte de Santa Catarina. Paranaguá é uma espécie de capital do Fandango Caiçara.

Assim, tornou-se um dos bens imateriais que compõe o Patrimônio Cultural do Brasil, pois tem uma estrutura bastante complexa e se define em um conjunto de práticas que trabalham não apenas o divertimento, mas também a religiosidade, a música e a dança.