Gripe suína: OMS admite que novo vírus pode ser transmitido a humanos

O diretor do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mike Ryan, admitiu que a nova estirpe do vírus da gripe suína, recentemente descoberta, pode ser transmitida a humanos, contudo descarta alarmismos e garante que a OMS está acompanhando a situação.

“Há dados que sugerem que esta nova estirpe do vírus pode ser transmitida aos humanos, mas são necessários mais estudos para confirmar a situação», afirma Mike Ryan, dizendo que “é importante monitorar o comportamento do vírus em animais”.

O dirigente da OMS reforça que o vírus em questão já existe desde 2011, tendo sido detectado na China e reforça a importância de uma vigilância constante. “Não é um novo vírus, já existe e estamos a trabalhar com os parceiros para continuar a acompanhar a situação, declarou.

A Comissão Europeia já tinha garantido que um novo vírus ligado a suínos e identificado num estudo “não representa qualquer perigo para a saúde”, e disse que “a União Europeia (UE) não importa produtos suínos da China”.

LEIA TAMBÉM:

‘Greve dos Apps’ chama a atenção para trabalhado de entregadores análogo ao escravo

Bolsonaro veta projeto que impedia cadastro negativo de consumidor durante pandemia

Lava Jato gravou conversas de procuradores por ‘equívoco’

A própria China também já minimizou o perigo de uma nova pandemia a partir dessa estirpe, descoberta no país por investigadores que a relataram num estudo publicado na segunda-feira na revista científica norte-americana PNAS.

*Com informações das agências internacionais