Flávio Dino propõe pacto entre o “vírus” e a “vacina” em carta para Bolsonaro

O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB), cheio de boas intenções, enviou nesta segunda-feira (27) uma carta ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) propondo um entendimento para gerar empregos durante a pandemia do novo coronavírus. Muitos acreditam que é impossível forjar um pacto entre o “vírus” e a “vacina”, qual seja, entre o neoliberalismo e o desenvolvimento.

A despeito da boa intenção de Dino, Guedes e Bolsonaro fizeram uma opção genocida pelos bancos e especuladores em detrimento da produção e o emprego. A “Carta ao Povo do Deus”, assinada por 152 bispos da Igreja Católica, faz essa contundente denúncia ao afirmar que “o governo faz uma economia que mata” as pessoas.

Voltemos à missiva de Flávio Dino, o decente, porém ingênuo.

O governador do Maranhão propõe uma “frente ampla” com a participação do “sapo” e do “escorpião” –personagens de uma fábula.

Flávio Dino sugeriu um encontro com governadores, presidentes de confederações empresariais e centrais sindicais. O nome da concertação seria “Pacto Nacional pelo Emprego” cujo objetivo seria tomar medidas emergenciais para gerar emprego e renda.

A retomada do desenvolvimento só será possível com o fim do governo Bolsonaro.

Economia

O presidente da República não eleva atualmente a pobreza e a miséria do povo brasileiro por imperícia, por incompetência, mas por uma decisão política.

O aumento do desemprego e das desigualdades sociais no País são anteriores à pandemia, logo foram deliberadas e potencializadas no quadro de Covid-19.

Ao invés de propor uma frente ampla, os governadores e sindicalistas deveriam dar voz de prisão a Bolsonaro e Guedes pelos crimes continuados que cometem –segundo a denúncia protocolizada no Tribunal Penal Internacional, em Haia, nos Países Baixos.

A íntegra da carta:

ESTADO DO MARANHÃO

GABINETE DO GOVERNADOR

 

Ofício nº 140/2020-GG

São Luís, 27 de julho de 2020.

 

A Sua Excelência o Senhor

JAIR BOLSONARO

Presidente da República

Praça dos Três Poderes, Palácio do Planalto, 3º andar, Sala 306.

Brasília – DF, 70150-900

 

Assunto: Reunião com governadores, presidentes das confederações empresariais e centrais sindicais. Pacto Nacional Pelo Emprego.

 

Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

A pandemia causada pelo novo coronavírus impôs aos governantes desafios de ordem humanitária, sanitária e econômica sem precedentes.

No Brasil, o último boletim Focus divulgado pelo Banco Central aponta uma estimativa de retração do PIB de 5,95% em 2020, a maior queda da nossa história.

O desemprego no país subiu para 12,9%, indicando o fechamento de milhões de postos de trabalho com relação ao trimestre anterior, segundo dados divulgados pelo IBGE no último dia 30 de junho. O mesmo instituto aponta que mais de 700 mil empresas fecharam as portas até a primeira quinzena de junho.

Conforme entrevista publicada hoje, o Sr. Secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, antecipa que haverá crescimento da taxa de desemprego no 2º semestre.

Penso que precisamos planejar com urgência medidas para evitar o cenário projetado pela citada autoridade federal.

Considerando este cenário desafiador, gostaria de sugerir uma reunião liderada por V. Exa. com os governadores e os presidentes das confederações empresariais e centrais sindicais para que possamos construir um “Pacto Nacional Pelo Emprego”, com medidas emergenciais de geração de emprego e renda.

Neste encontro, também seri ade extrema importância a apresentação de propostas para proteção dos pequenos e microempresários, assim como um plano de obras públicas, indispensável para recolocar o país no ritmo do crescimento.

Atenciosamente,

FLÁVIO DINO

Governador do Estado Maranhão

LEIA TAMBÉM

Felipe Neto é atacado nas redes sociais, mas tiro bolsonarista sai pela culatra; youtuber ganha apoios

Uma ampla rede de solidariedade ao youtuber Felipe Neto surgiu espontaneamente nesta segunda-feira (27), após ele ser alvo de novos ataques de bolsonaristas. O moço entrou na alça de mira da extrema direita, que tenta minar sua influência com o público infanto-juvenil. O youtuber, em seus posts, tem politizado esse setor com duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Com a hashtag #JuntosComFelipeNeto, milhares de personalidades se manifestaram a favor de Felipe Neto. O Blog do Esmael também se solidariza com o youtuber.

“Covardia, bullying, desrespeito…nada disso é tolerável. Felipe Neto é voz corajosa nas redes. Goste-se ou não dele, temos de defender quem renova o debate público. Se nossa geração quer deixar como legado 1 país + afetivo e eficiente, temos de participar+”, escreveu o apresentador Luciano Huck, da Globo.

Até 12h39, registrou Felipe Neto, 416 vídeos já foram subidos para o Facebook e Instagram tentando associá-lo com pedofilia e conteúdo impróprio. Todos os materiais foram derrubados por violação das diretrizes das plataformas. “Quatrocentos e dezesseis vídeos. Ainda é meio dia”, protestou.

O ex-governador Ciro Gomes (PDT) também publicou mensagem em apoio ao youtuber. “Cada vez mais importante as investigações sobre essas estruturas de fakenews! Siga na luta @felipeneto! #JuntosComFelipeNeto”, escreveu.

Felipe Neto, pelo visto, ele próprio monitora e gerencia o ataque –defendendo-se pelas próprias redes sociais. Ele tem 39 milhões de inscritos no Youtube e mais de 12 milhões no Twitter.

“Olhem a quantidade de comentários acreditando… É assim em todo post, sempre tem uma leva enorme de pessoas que acreditam. Esse tipo de mentira leva a assassinatos (literalmente). Vcs acham q eles se importam?”, reagiu.

O perfil Mídia Ninja afirmou que Felipe Neto (@felipeneto) novamente é atacado pela base apoiadora bolsonarista, que segue com sua máquina de ódio disseminando mentiras. “Por falta de argumentos, usam fake news. Estamos com você, Felipe #JuntosComFelipeNeto.”

O diabo que os ataques desferidos contra Felipe Neto, hoje e outros dias, são oriundos de robôs. A maioria das interações são realizadas por não humanos. Os aplicativos de internet –no caso Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, dentre outros– têm como barrar essas fake news porque conseguem identificar a repetição das mensagens e IPs (identidade da máquina).

O youtuber Felipe Neto entrou no olho do furacão depois que o jornal americano New York Times publicou um vídeo dele, no último dia 15, descendo o sarrafo nos presidentes Donald Trump (EUA) e Jair Bolsonaro (BR).

Neste domingo (26), Felipe Neto desabafou: “A todos que estão ao meu lado, vendo a tentativa da extrema direita em me associar com pedofilia e conteúdo impróprio: não respondam com violência, não ataquem. Nós temos a verdade. Apenas mostrem meus vídeos e provem q eles só divulgam conteúdo muito velho pra me atacar.”

Assista ao vídeo: