Covid-19: Negacionismo de Bolsonaro derrete imagem do Brasil no exterior

O descaso e o negacionismo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em relação à pandemia de Covid-19 tem ganhado mais espaço no noticiário internacional e acelerado um desgaste da imagem do Brasil no exterior, segundo um estudo da consultoria Curado & Associados.

O levantamento, que analisou as publicações de sete veículos internacionais de diferentes linhas editoriais, mostrou que essa percepção negativa do país piorou do primeiro trimestre para o segundo, e mostra uma “crise ética e de falência de gestão” do governo.

LEIA TAMBÉM
Outdoors contra Bolsonaro: “A Morte não pode governar o Brasil”

Coronavírus: 72.100 mortos e 1.864.681 casos confirmados neste domingo (12/07)

Câmara pode votar nesta terça indenização de R$ 50 mil a profissionais de saúde incapacitados pela Covid-19

Sobe número de mortes por Covid-19 em Curitiba, mas o asfalto está lisinho da Silva

Economia

O tema da pandemia foi responsável por 68% do total da cobertura negativa no segundo trimestre, seguido pela cobertura da demissão do ex-ministro de Justiça Sergio Moro (10%) e da devastação da Amazônia (8%). O estudo mostra que a cobertura da gestão brasileira da Covid-19 pela imprensa internacional cresceu 146% no segundo trimestre.

“A cobertura da crise sanitária agravou a percepção de um Governo irresponsável, de uma gestão sem liderança, cheio de declarações negacionistas sobre a doença. A notícia sobre o presidente ter testado positivo para o coronavírus, por exemplo, teve ampla cobertura pela forma desrespeitosa em que ele fez o anúncio”, diz Olga Curado sócia-fundadora da consultoria.

Após informar que tinha contraído a doença durante entrevista coletiva com jornalistas no Palácio da Alvorada, o presidente tirou a máscara que usava. O mandatário brasileiro também seguiu insistindo que a infecção pelo novo vírus só é perigosa para idosos e pessoas com doenças prévias. Entre os veículos pesquisados estão o francês Le Monde, a revista inglesa The Economist, a alemã Der Spiegel e a edição espanhola do El País.

Com informações do El País.