Brasil atinge 91.263 óbitos e 2,6 milhões de casos de coronavírus

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) informou nesta quinta-feira (30) que o Brasil atingiu 91.263 óbitos e 2.610.102 casos confirmados de coronavírus. Nas últimas 24h, 1.129 falecimentos e 56.837 diagnósticos foram computados pelas secretárias estaduais de Saúde.

Os dados dos secretários de saúde servem como base para a atualização da plataforma do Ministério da Saúde sobre a evolução da doença no país.

Os estados mais afetadas pela epidemia no momento são São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Bahia, Pará, Minas Gerais, Maranhão e Distrito Federal.

De acordo com o governo federal, na última semana, houve crescimento de casos em todas as regiões do país, principalmente no Centro-Oeste: os estados de Goiás e Mato Grosso estão entre os que chamam a atenção das autoridades.

LEIA TAMBÉM:

Tribunal de Contas orienta Paranaguá a parar de distribuir mata-piolhos contra a Covid

Economia

Sérgio Moro tenta respirar politicamente com fake news e impulsionamentos no Facebook

URGENTE: Primeira-Dama Michelle Bolsonaro está com a Covid-19

Filha de Pazuello aparece na lista de solicitantes de auxílio emergencial

A filha do ministro interino da Saúde, o general Eduardo Pazuello, Stephanie dos Santos Pazuello, aparece na lista do governo federal como solicitante do auxílio emergencial pago a trabalhadores informais e pessoas de baixa renda para diminuir o impacto econômico da pandemia de Covid-19.

De acordo com informações do jornal O Globo, a informação consta dos sites da Dataprev, Caixa Econômica Federal e do Portal da Transparência. Consultas realizadas pela publicação mostram que o pedido em nome da filha de Pazuello chegou a ser aprovado, mas o valor não foi liberado porque os sistemas detectaram inconsistências no cadastro dela.

A solicitação em nome de Stephanie para recebimento do benefício de R$ 1200 mil foi feita no último dia 7 de abril, antes de seu pai assumir a secretaria-executiva do ministério da Saúde, ainda durante a gestão de Nelson Teich.

A filha do general preferiu não comentar o assunto. Já a assessoria de imprensa do ministro disse que Pazuello não tinha conhecimento do pedido.

Mamata verde-oliva: Pazuello nomeia amiga para gerir Saúde em Pernambuco

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, nomeou como representante do Ministério da Saúde no estado de Pernambuco a amiga, Paula Amorim. De acordo com informações da Folha de São Paulo, ela não tem experiência na saúde ou em gestão pública.

Paula teve a nomeação para cargo comissionado, e foi efetivada no dia 15 de junho, no qual ganha aproximadamente R$ 10 mil. A assessoria de Pazuello informou que o ministro interino escolheu a amiga, pela relação de amizade e confiança, entre ambos.

O Ministério da Saúde informou que ter experiência na área não é um pré-requisito, e deu exemplo do próprio Pazuello.

A assessoria informou ainda que Paula foi escolhida pela sua capacidade de articulação no estado, e entrou no lugar da enfermeira Kamila Correia, que teve três anos de gestão no cargo.

Pazuello é criticado também por sua desastrosa gestão no ministério, sem articulação e coordenação com os secretários estaduais da Saúde e até com dificuldades para executar orçamento da pasta.