Veja: Estátua de Albert Pike, general confederado, é derrubada e incediada em Washington

Manifestantes antirracismo derrubaram e incendiaram, na noite de sexta-feira, em Washington, a estátua de Albert Pike, general confederado. O monumento era o único de um general confederado erguido na capital norte-americana. A derrubada de monumentos e estátuas de personalidades racistas surgiram após a morte do afro-americano George Floyd.

No dia em que se assinalou nos EUA o fim da escravatura, os manifestantes aplaudiram quando a estátua de Albert Pike, com 3,40 metros de altura, rodeada por correntes, balançou no seu alto pedestal de granito antes de cair no chão.

A estátua foi então incendiada e os manifestantes permaneceram ao seu redor enquanto ardia, gritando palavras de ordem como “sem justiça, sem paz” e “sem polícia racista”.

Relatos de testemunhas oculares e de vídeos divulgados nas redes sociais indicaram que a polícia estava no local mas não realizou qualquer intervenção.

O presidente norte-americano, Donald Trump, condenou na rede social Twitter o derrubamento da estátua, numa mensagem dirigida ao prefeito de Washington, Muriel Bowser.

Economia

LEIA TAMBÉM:

Exército segue prescrição de ‘dotô’ Bolsonaro e torra milhões na produção de cloroquina

Juiz rejeita censura de Trump para livro de ex-assessor John Bolton

PT convoca para o ‘Dia Mundial Stop Bolsonaro’ em 28 de junho

“A polícia não está fazendo o seu trabalho quando assiste enquanto uma estátua é derrubada e queimada”, escreveu Trump.

Após a queda da estátua, a maioria dos manifestantes regressou pacificamente ao Parque Lafayette, perto da Casa Branca.