Ratinho Junior proíbe bebidas alcoólicas nas ruas do Paraná

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) assinou nesta sexta-feira (19) dois novos decretos com recomendações de medidas de combate ao novo coronavírus em todo o estado e outras específicas para Curitiba e região durante 14 dias.

O filho do apresentador Ratinho, do SBT, no entanto, deixou aos municípios a tarefa de estabelecer quais medidas, porém que há um acordo para que as recomendações sejam cumpridas.

Nos decretos, Ratinho recomenda aos prefeitos dos 399 municípios paranaenses a restrição da venda de bebidas alcoólicas e consumo nas ruas entre 22h e 6h.

Na prática, o governador “recomendou” (aconselhamento, voluntário) e não “determinou” (imperativo, obrigatório). Portanto, ele jogou a batata quente no colo dos prefeitos.

O governador do Paraná recomendou ainda para Curitiba e Região Metropolitana que os shoppings funcionem entre 12h e 20h em dias de semana, com proibição de abertura aos sábados e domingos.

Veladamente, a maioria dos shoppings não queria reabrir as portas porque a crise econômica recolheu os consumidores, mais que o coronavírus.

Economia

LEIA TAMBÉM

Veja as recomendações para todos os 399 municípios do PR:

  • Restringir a venda de bebidas alcoólicas entre 22h e 6h;
  • Restringir o consumo de álcool em vias públicas entre 22h e 6h;
  • Recomendação de restrição de crianças menores de 12 anos nos supermercados.

Confira as medidas anunciadas para Curitiba e Região Metropolitana:

  • Comércio deve abrir às 10h e fechar às 16h;
  • Shoppings devem abrir às 12h e fechar às 20h de segunda à sexta, com proibição de abertura aos sábados e domingos.

“Nós queremos fazer com que as pessoas evitem estar em aglomerações, que o transporte público não fique sobrecarregado, em especial, nos horários de pico, na parte da manhã e na parte da tarde”, disse o governador Ratinho Junior.

Com informações do G1.