PT vai denunciar Zambelli ao STF, PF e Conselho de Ética por ameaças contra Rogério Correia

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), anunciou que o partido vai tomar uma série de medidas judiciais e denunciar ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados a deputada Carla Zambelli (PSL-SP). A decisão decorre dos ataques dela na sexta-feira (19) ao deputado Rogério Correia (PT-MG), que passou a receber ameaças de morte depois da ação da bolsonarista.

“Essas ameaças não podem ficar impunes, a deputada é recorrente na prática de outros ilícitos como disseminação de fake news e incentivo à ruptura democrática e à quebra dos direitos constitucionais”, disse o líder.

LEIA TAMBÉM:
Weintraub agradece as “dezenas de pessoas” que o ajudaram a fugir do Brasil

Pesquisa aponta Sérgio Moro como principal adversário de Bolsonaro em 2022

Contrariando Bolsonaro, 93,7% dizem que coronavírus existe e não é uma “gripezinha”

Senado vota autorização para a privatização da água em plena pandemia de coronavírus

Economia

Rogério Correia informou que nesta segunda-feira (22) dará queixa na Polícia Federal contra os autores das ameaças de morte e vai também denunciar Zambelli ao Supremo Tribunal Federal para que o caso seja incluído no inquérito da Corte que apura a produção e disseminação da fake News no País. Por sua vez, a deputada Natália Bonavides (PT-RN) e os deputados Carlos Zarattini (PT-SP) e Rui Falcão (PT-SP) anunciaram que o caso será levado à CPMI das Fake News.

Passaporte
Tudo começou após Correia divulgar, na sexta-feira (19), que enviara ao ministro do STF Alexandre de Moraes um pedido de retenção do passaporte do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, que é investigado no inquérito das fake news, por ameaças à democracia e crime de racismo. Zambelli reagiu e disse que iria provocar um “tsunami bolsonaristas” nas redes sociais de Correia. O deputado passou então a receber uma série de ameaças, inclusive de morte. Houve 40 mensagens de um mesmo usuário de Facebook, com ameaças de bombas, tiros, tortura e palavrões.

Para Carlos Zarattini ,que é líder da Minoria no Congresso e integrante da CPMI das Fake News, ao fazer ameaças públicas contra o Rogério Correia a deputada Zambelli deixou evidente sua participação nas ações do Gabinete do Ódio. “Ela deixou claro como funciona a rede de fake news e disparo de mentiras e acusações via robôs. É hora de pararmos essa máquina de destruir reputações”.

Xingamentos
“Não é possível. A deputada faz uma ameaça dessas e depois chegam até ameaças de morte. Recebi ameaças de morte horas depois. Vou pedir uma investigação à polícia e ao STF. Percebi muitos robôs, muitas mensagens, com muitos xingamentos e ódios. Isso só comprova como os bolsonaristas agem”, comentou Correia.

Zambelli já é investigada pelo STF no inquérito das fake news e em outro que apura atos antidemocráticos, no qual teve seu sigilo bancário quebrado. No inquérito das fake news, a parlamentar ficou em silêncio ao depor à PF, no começo do mês.

A informação é do PT na Câmara.