PT lança ‘Os caça-fake news’ nas redes sociais

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), neste domingo (7), anunciou a criação de um esquadrão de ‘caça-fake news’ nas redes sociais.

A dirigente petista divulgou o lançamento de plataforma do partido para denunciar e combater a disseminação de fake news.

Segundo um vídeo publicado hoje, o PT é alvo de fake news –as diabólicas notícias falsas– há 40 anos.

“Já faz quase 40 anos que se vê notícias falsas contra o PT”, diz a peça.

“A Verdade na Rede é uma iniciativa de combate à desinformação voltada para a denúncia, monitoramento e desconstrução de mentiras, ou fake news, que envolvem o Partido dos Trabalhadores”, afirmou Gleisi.

De acordo com o PT, a fábrica de mentiras não para. “E uma hora ou outra ela chega até você. No grupo da família no WhatsApp, no Facebook ou no Twitter. Queremos sua ajuda para combater a desinformação.”

Assista ao vídeo:

LEIA TAMBÉM
FHC forma uma frente única de centro-direita, diz Requião

Olavo de Carvalho chama Véio da Havan de ‘palhaço’ e ‘Zé Carioca’

Gilmar Mendes ameaça Jair Bolsonaro com até 40 anos de prisão

Moro ataca o PT, após ser avaliado como “medíocre” por Gilmar Mendes

Sobre a plataforma do PT ‘Os caça-fake news’ nas redes sociais

A Verdade na Rede é uma iniciativa de combate à desinformação voltada para a denúncia, monitoramento e desconstrução de mentiras, ou fake news, que envolvem o Partido dos Trabalhadores. A plataforma busca ainda disseminar estratégias para identificação de notícias falsas e mapear perfis que recorrentemente distribuem desinformação.

Era março de 2017, a ONU e outras organizações internacionais alertaram que as notícias falsas eram uma preocupação global. A desinformação poderia destruir “reputações e a privacidade, incitar à violência, discriminação e hostilidade contra certos grupos da sociedade”, destacaram.

Não é preciso muito esforço para lembrarmos que o que hoje chamamos de “fake news” já rolava muito antes das redes sociais. Mas, a eleição de Donald Trump nos EUA, em 2016, foi um marco nesse sentido. Dois anos depois, seu admirador, Jair Bolsonaro, seria eleito com a ajuda das mesmas práticas. As investigações podem levar, inclusive, à inédita cassação da chapa.

Foram diversas as denúncias de desinformação circulando feitas por agências de checagem durante as Eleições de 2018. As fake news fizeram-se presente como nunca na sociedade brasileira, com uma série de ataques ao Partido dos Trabalhadores e ao candidato na época, Fernando Haddad.

A enxurrada de mentiras foi devastadora e engrossou a escalada fascista, alimentada pelo ódio e pelo desprezo à verdade, a moral e a ética, que hoje se vê com mais clareza no país. No entanto, basta um pequeno esforço para lembrarmos que essa onda de ataques mentirosos ao PT não é de agora.

Por isso, a Verdade na Rede, o PT lança a iniciativa de combate à desinformação voltada para a denúncia, monitoramento e desconstrução de mentiras, ou fake news, que envolvem o partido.

Identificar e desmentir
Além disso, buscaremos, disseminar estratégias para identificação de desinformações e de perfis que recorrentemente as distribuem e acompanhar as ações judiciais que envolvem a apuração da estrutura montada para disseminar fake news.

Para esse combate, contamos com a sua ajuda. Envie para a gente as notícias falsas que você viu circulando pelas redes sociais, que a gente ajuda a produzir a vacina para prevenir que ela se espalhe por aí.

Acompanhe o Verdade na Rede para ficar de olho nos sites dos quais você deve desconfiar, para aprender dicas de como checar informações e para estar atento ao andamento das investigações sobre fake news.