PSOL representa deputado bolsonarista na PGR por ameaçar manifestantes antifascistas

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados, ao lado dos líderes de PT, PCdoB, PSB, PDT e Rede, enviou uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) na última terça-feira (2) para denunciar o deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) por ameaça, incitação e apologia ao crime.

O documento é baseado nas postagens feitas pelo parlamentar nas redes sociais em que ele ameaça explicitamente manifestantes antifascistas que fazem oposição ao governo Bolsonaro. Em vídeo publicado no último domingo (31), Silveira chegou a dizer que torce para que os manifestantes tomem um tiro “no meio da caixa do peito”.

“Eu tô torcendo para isso. Quem sabe não seja eu o sortudo. Vocês me peguem na rua em um dia muito ruim e eu descarregue minha arma em cima de um filho da puta comunista que tentar me agredir. Vou ter que me defender, não vai ter jeito. E não adianta falar que foi homicídio, foi legítima defesa. Tenham certeza: eu vou me defender”, afirmou o deputado na gravação.

LEIA TAMBÉM:
Anonymous Brazil promete “bomba” contra Jair Bolsonaro. “Nos aguarde”, pede grupo

Papa Francisco condena racismo e violência nos EUA e pede reconciliação nacional

Bolsonaro fez 2 milhões de anúncios em sites de fake news, diz CPMI no Congresso

Economia

Silveira ficou conhecido na campanha de 2018 ao quebrar uma placa com o nome da vereadora Marielle Franco, assassinada brutalmente naquele ano em um crime ainda sem solução.

Para os parlamentares, é evidente a comprovação do envolvimento de Silveira, que é policial militar, na organização de atos antidemocráticos, com o uso da violência e de métodos paramilitares.

“Sem sombra de dúvidas, as ameaças do Representado não estão cobertas pela imunidade constitucional destinado ao exercício parlamentar. Pelo contrário, são ameaças graves que merecem censura por parte do Estado. A representação do ódio e da violência que caracteriza o extermínio do opositor, atributo típico do fascismo, não pode ser tolerado no Estado Democrático”, diz o documento assinado pela oposição.

Leia a íntegra da representação:

Representação-Daniel-Silveira

A informação é do PSOL.