Papa Francisco lamenta avanço das mortes por coronavírus na América Latina

O papa Francisco lamentou que a epidemia de coronavírus continue a causar “muitas vítimas” na América Latina e expressou sua proximidade com os povos da região, durante a tradicional oração do Angelus no domingo (7) na cidade do Vaticano.

Depois de agradecer ao fato de que a epidemia parece ter sido superada na Itália, Francisco acrescentou que “infelizmente, em outros países, especialmente na América Latina, o vírus continua fazendo muitas vítimas”.

O pontífice expressou sua “proximidade a essas populações, os doentes e suas famílias e todos os que cuidam deles”.

O balanço da pandemia é de cerca de 400.000 mortos em todo o mundo, e nas últimas semanas se acelerou na América Latina, especialmente no Brasil, o terceiro país com o maior número de mortes no planeta (35.930 mortes), atrás dos Estados Unidos (109.791 mortes) e do Reino Unido (40.465 mortes).

LEIA TAMBÉM:

Alexandre de Moraes será relator de ação contra a ocultação de dados da Covid-19

Economia

Governo Bolsonaro recua e diz que vai divulgar dados da Covid-19 às 18h

OMS diz esperar que comunicação do Brasil sobre Covid-19 seja “consistente e transparente”

Na Itália, a Covid-19 fez 33.846 mortes em quatro meses, mas a epidemia parece contida na península, que anunciou 72 mortes e 270 infecções nas últimas 24 horas.

A presença neste domingo de centenas de fiéis na Praça de São Pedro para o Angelus “é um sinal de que a fase aguda da epidemia passou na Itália”, disse o papa, que, no entanto, pediu cautela e não cantou “vitória antes do tempo”.

A Santa Sé anunciou que não havia mais casos de coronavírus no Vaticano, onde 12 pessoas foram infectadas e isoladas.

*Da AFP