New York Times: ‘Ameaças de golpe abalam o Brasil’

O The New York Times, maior jornal do mundo, publicou em matéria que teve destaque na capa da sua versão impressa que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem feito “ameaças de golpe que abalam o Brasil com aumento das mortes por vírus”. Segundo o jornal, o País vive uma crise que pode “desmantelar a maior democracia da América Latina”.

“Enquanto o Brasil se recupera de sua pior crise em décadas, o presidente Bolsonaro e seus aliados estão usando a perspectiva de intervenção militar para proteger seu poder”, diz a matéria, assinada por Simon Romero, Letícia Casado e Manuela Andreoni.

“As ameaças estão girando em torno do presidente: as mortes por vírus no Brasil são agora as mais altas do mundo. Os investidores estão fugindo do país. O presidente, seus filhos e aliados estão sob investigação. Sua eleição pode até ser anulada”, diz a publicação.

LEIA TAMBÉM:
Lula critica governo Bolsonaro: “Não se ouve falar em investimento, desenvolvimento e distribuição de renda”

Rejeitado em palestra na UBA, ex-juiz Sérgio Moro contra-ataca com ‘live’ na Argentina

Entidades ligadas à educação divulgam nota de repúdio contra Bolsonaro

Economia

“A crise tornou-se tão intensa que algumas das figuras militares mais poderosas do Brasil alertam para a instabilidade – enviando estremecimentos que poderiam assumir e desmantelar a maior democracia da América Latina”, diz a matéria.

A reportagem faz um compilado dos diversos embates no último mês entre o presidente Jair Bolsonaro, seus filhos e aliados, com o Legislativo e com o Judiciário, e as frequentes ameaças e desafios a outros Poderes e instituições.

“Em vez de denunciar a ideia, o círculo mais próximo do presidente parece estar clamando para que os militares entrem na briga. De fato, um dos filhos do presidente, um congressista que elogiou a antiga ditadura militar do país, disse que uma ‘ruptura’ institucional semelhante era inevitável”, diz a reportagem.