Médicos em Fortaleza protestam contra Bolsonaro por mandar invadir hospitais

O Coletivo Rebento – Médicos em Defesa da Ética, da Ciência e do SUS, realizaram na manhã deste sábado (13), na Praia de Iracema, em Fortaleza (CE), uma manifestação de repúdio ao presidente Jair Bolsonaro, que mandou “invadir e filmar hospitais e UTIs”.

O ato foi uma homenagem as aproximadamente 4.500 vítimas fatais da Covid-19 no Ceará e as mais de 41 mil em todo o Brasil. Também a todos os profissionais de saúde, em repúdio à atuação do Governo Federal na crise e em defesa do Sistema Único de Saúde, da rede pública de atendimento como direito de todo cidadão e cidadã.

A manifestação presencial seguiu os protocolos de cuidado com a saúde pública, com participação de médicos que já se restabeleceram após contrair a Covid-19 no exercício da profissão.

LEIA TAMBÉM:

Bruno Covas, prefeito de São Paulo, está infectado pelo coronavírus

Curitiba volta atrás de afrouxamento nas regras durante a pandemia de coronavírus

Economia

Deu no New York Times: número de mortos no Brasil por coronavírus é o segundo mais alto do mundo

O protesto dos profissionais da Saúde incluiu a leitura de um manifesto elaborado pelo Coletivo Rebento, chamando atenção e denunciando a crise humanitária no Brasil, com o altíssimo número de mortos e doentes, como epicentro da crise, diante de grave desigualdade social, dificuldades de infraestrutura nos bairros de periferia e municípios do Interior, crônico subfinanciamento do SUS, ações e comunicações do Governo Federal negligentes e deliberadamente contrárias ao que deveria ser feito para salvar vidas de brasileiros e brasileiras e minimizar os efeitos sociais e econômicos da pandemia.