HBO retira clássico ‘E o Vento Levou’ da plataforma após protestos contra o racismo

A HBO Max retirou de sua plataforma de estreaming o clássico do cinema “E o Vento Levou“, de 1939, por conter “preconceitos étnicos e raciais”. A decisão ocorre após os protestos antirracistas que varreram os Estados Unidos com o brutal assassinato do negro George Floyd em Minneapolis.

Em um comunicado à imprensa, um porta-voz da HBO Max afirmou “E o Vento Levou’ é um produto de seu tempo e contém alguns dos preconceitos étnicos e raciais que, infelizmente, têm sido comuns na sociedade americana”.

“Estas representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje, e sentimos que manter este título disponível sem uma explicação e uma denúncia dessas representações seria irresponsável”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM:

Partidos entram com ação no STF contra intervenção de Bolsonaro nas universidades

Brasil tem quase 40 mil mortos por Coronavírus em 10/06 segundo o ministério da Saúde

Economia

Símbolo de racismo, Marinha dos EUA vai banir bandeira dos Confederados

O longa-metragem, que aborda a Guerra Civil dos Estados Unidos, venceu oito estatuetas do Oscar, incluindo o de Melhor Filme.

A empresa informou que o filme será disponibilizado novamente na plataforma de streaming que foi lançada recentemente, em uma data ainda a ser definida, junto com uma discussão de seu contexto histórico.