Globo se empolga de novo com o presidente Jair Bolsonaro

A jornalista Renata Lo Prete, do Jornal da Globo, se empolgou na “escalada” da madruga desta quinta-feira (18) ao dizer a taxa Selic de 2,25% igualou a “economia” do Brasil aos países mais desenvolvidos do mundo.

“Escalada”, no jargão jornalístico, é aquela gravação anunciando quais serão as principais notícias no telejornal. É a abertura da atração, quando entra aquela triunfal vinheta com musiquinha.

A matéria anunciada por Renata era sobre a redução da taxa básica de juros da economia brasileira de 3% para 2,25% ao ano, anunciada nesta quarta (17) pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).

Já que a Globo gosta de comparar a economia brasileira com a americana, vamos lá.

LEIA TAMBÉM

O Federal Reserve decidiu estabeleceu em abril passado a taxa de juros nos Estados Unidos na faixa entre 0% e 0,25% ao ano.

O Blog do Esmael registrou na manhã desta quarta que, embora a taxa de juros Selic seja de 2,25% no Brasil, os bancos continuam a cobrar os juros mais caros do mundo no cartão de crédito, 313% ao ano. Nos Estados Unidos, essa taxa no cartão de crédito é de 17% ao ano.

Os juros do cheque especial no Brasil estão em 119,32% ao ano.

Portanto, Globo e Renata Lo Prete se empolgaram demais com a economia do presidente Jair Bolsonaro.

Foi mais uma recaída? Ou fake news da Globo?