Estátua de Lenin é inaugurada na Alemanha, enquanto monumentos são derrubados pelo mundo

A primeira estátua do revolucionário soviético Vladimir Lenin foi erguida neste sábado (20) na cidade industrial de Gelsenkirchen, no oeste da Alemanha. O monumento é conquista do partido Marxista-Leninista do país, o MLPD.

Embora estátuas de Lenin tenham sido comuns no leste alemão, região da antiga República Democrática Alemã, de domínio comunista, não há nenhuma no oeste da Alemanha. A que será instalada em Gelsenkirchen é um monumento de 2,15 metros de altura construído em 1930 e adquirido da República Checa.

A inauguração da estátua de Lenin na Alemanha é um contrate com os movimentos como #BlackLivesMatter (vidas negras importam), que derrubaram estátuas e monumentos de capitalistas e colonialistas em todo o mundo.

Após muita briga com as autoridades da cidade, o MLPD conseguiu autorização de um tribunal para colocar o monumento fora de sua sede. A prefeitura local argumentava que a presença da efígie de 2,15 metros de altura de Lenin desvalorizaria o prédio adjacente da antiga caixa econômica comunal Sparkasse.

Os juízes argumentaram, porém, que a objeção arquitetônica e a controvérsia em torno do papel histórico de Lenin eram irrelevantes, já que a estátua seria instalada a mais de dez metros da construção. Assim, a partir de 14 de março o MLPD tem permissão para prosseguir com a instalação. Recursos a uma corte superior ainda podem ser apresentados via requerimento expresso.

Contando 260 mil habitantes, Gelsenkirchen é conhecida sobretudo pelo time de futebol Schalke, patrocinado pela estatal russa de energia Gazprom.

Vladimir Ilyich Ulyanov, que adotou o pseudônimo revolucionário Lenin, passou grande parte da Primeira Guerra Mundial com outros exilados russos na Suíça, até a derrubada do czar Nicolau 2º, em fevereiro de 1917.

Num acordo com a Prússia militar-imperial, em abril do mesmo ano ele partiu de Zurique num vagão de trem, atravessando a Alemanha e a Suécia até Petrogrado (atual São Petersburgo), onde emergiu como líder soviético da Revolução de Outubro.

Assista ao vídeo da inauguração da estátua de Lenin:

LEIA TAMBÉM