Dilma sobre a privatização da água e esgoto: “Um crime contra a soberania e o povo brasileiro”

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) criticou nesta quinta-feira (25) a aprovação pelo Senado do novo marco legal do saneamento que permite privatização da água e esgoto no País.

LEIA TAMBÉM:
Ciro Gomes é cobrado pela privatização da água, responde, mas não convence

Requião critica a ‘Frente Ampla’ pela privatização da água no Senado

Novo ministro da Educação aprovou licitação de 30 mil computadores para escola com 255 alunos

Numa sequência de mensagens publicadas no Twitter, a ex-presidente afirmou que a privatização do serviço não deu certo em vários países e que a população pobre será diretamente afetada. Ela também lembrou que a bancada do PT foi a única a votar contra a aprovação da matéria.

Confira a íntegra dos tuítes de Dilma:

Economia

1/A lei aprovada no Senado autoriza a privatização do fornecimento de água e do tratamento de esgoto. A ideia já fracassou em vários países. Paris e Berlim, que haviam privatizado estes serviços, voltaram a estatizá-los, por causa da ineficiência e da exclusão dos mais pobres.

2/O tratamento de esgoto e a água limpa jamais chegarão a todos se forem concebidos para dar lucro a empresas privadas. Nenhuma empresa privada oferecerá tratamento de esgoto e água potável a quem não puder pagar suas tarifas, que por isto serão muito elevadas.

3/O PSDB liderou a aprovação da nova lei. Só a bancada do PT votou contra por unanimidade. O saneamento é essencial para oferecer vida segura e saudável à população. Significa fortalecer a saúde pública, que a crise do covid19 mostrou que só pelo Estado pode ser garantida a todos.

4/Ficam no Brasil as 2 maiores reservas de água do planeta, os aquíferos Guarani e Alter do Chão. A água é e será sempre a maior riqueza estratégica do mundo. Esta riqueza será entregue a empresas privadas, inclusive estrangeiras. Um crime contra a soberania e o povo brasileiro.

5/Ação criminosa e perversa, pois a água está sendo essencial no enfrentamento do covid19, e será fundamental contra qualquer vírus que no futuro nos ameace. A água não pode ter dono. É bem público que a todos pertence e por todos deve ser usufruída.