Deputados bolsonaristas usaram cota parlamentar para divulgação de atos antidemocráticos, diz PGR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) identificou repasses de recursos feitos pelos deputados federais Bia Kicis (PSL-DF), Guiga Peixoto (PSL-SP), Aline Sleutjes (PSL-PR) e General Girão (PSL-RN), aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para financiar a divulgação de atos antidemocráticos contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Os recursos eram da cota parlamentar, verba pública que deveria ser usada apenas para atividades ligadas ao mandato.

O dinheiro desembolsado pelos deputados foi destinado à empresa Inclutech Tecnologia de Informação. A empresa pertence ao publicitário Sérgio Lima, responsável pela marca do partido que Bolsonaro pretende criar, o Aliança pelo Brasil.

LEIA TAMBÉM:
OAB debate cassação da chapa Bolsonaro e Mourão com presidente do TSE

Olavo de Carvalho atribui para si o inferno astral do presidente Jair Bolsonaro

Pesquisa aponta Sérgio Moro como principal adversário de Bolsonaro em 2022

Economia

O inquérito que investiga os atos antidemocráticos foi aberto em abril, a pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras. O relator é o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). As investigações miram manifestações pró-governo que apresentaram reivindicações antidemocráticas e inconstitucionais, como o fechamento do Congresso e do Supremo.

Em um despacho no inquérito, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques, escreveu que os parlamentares, além de repassarem o dinheiro para a divulgação dos atos, ajudaram também na formulação das mensagens.

“(…) No ecossistema de redes sociais e propagação de ideias de mobilização social e realização de manifestações ostensivas nas ruas, há participação de parlamentares tanto na expressão e formulação de mensagens, quanto na sua propagação e visibilidade, quanto no convívio e financiamento de profissionais na área”, disse Jacques.

Ainda segundo o vice-procurador-geral da República, a rede criada para organizar os atos é “integralmente estruturada de comunicação virtual voltada tanto à sectarização da política quanto à desestabilização do regime democrático para auferir ganhos econômicos diretos e políticos indiretos”.

Na semana passada, Moraes determinou a quebra dos sigilos bancários dos quatro parlamentares suspeitos de repassar cota parlamentar para divulgar os atos antidemocráticos e de outros cinco deputados e um senador também bolsonaristas.

Com informações do G1.