Impeachment: ‘Bolsonaro Vai Cair’ apavora o Palácio do Planalto

A voz do povo é a voz de Deus. Vox populi, vox Dei, já diziam os antigos romanos. E não é que os brasileiros estão pedindo a queda do presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira, dia 18 de junho? A hashtag #BolsonaroVaiCair é o assunto mais discutido no Twitter no começo desta noite, por exemplo, e isso apavora o Palácio do Planalto.

Motivos para a queda de Bolsonaro não faltam. Podemos listar alguns, com o risco de esquecermos outros mais graves. Mas vamos lá:

  • Negacionismo científico da Covid-19;
  • Participação de ato pelo fechamento do Congresso;
  • Participação de ato pelo fechamento do STF;
  • Participação manifestação pela intervenção militar;
  • Participação de protesto pelo retorno do AI-5;
  • Interferência política na Polícia Federal;
  • Incapacidade de governar o País;

LEIA TAMBÉM

Na semana passada, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) emitiu um parecer apontando com motivações do impeachment o ‘negacionismo científico’ do presidente Jair Bolsonaro quanto à gravidade da pandemia do novo coronavírus e a participação do chefe do Executivo em ato que pedia a intervenção militar, o retorno do AI-5 e o fechamento do Congresso são incompatíveis com o decoro e a dignidade do cargo, configurando crimes de responsabilidade.

Motivo econômico
Bolsonaro e seu ministro Paulo Guedes desgraçaram a economia e enfiaram o Brasil na depressão econômica, antes mesmo da pandemia de coronavírus. Ambos empurraram o País, com a ajuda da velha mídia, nos maiores índice de desemprego do planeta, aprofundaram a pobreza e a miséria, precarizaram o trabalho e arrocharam os salários, eliminaram direitos como aposentadoria, 13º salário, uberizaram a pátria, privilegiaram bancos e especuladores com o Orçamento da União em detrimento do povo.

Portanto, não percamos o foco: Bolsonaro tem que cair, mas tem que levar o Guedes junto.

Economia