‘Sleeping Giants’ põe em xeque sites de ‘fake news’ da extrema direita

Sleeping Giants (Gigantes Adormecidos) é um movimento surgido nos Estados Unidos há cerca de quatro anos que visa desmascarar sites propagadores de notícias falsas e de conteúdos abusivos e agressivos da extrema direita.

O movimento busca desidratar a sustentação econômica desses sites abusivos publicando alertas aos anunciantes para que esses vetem a publicidade para esses veículos.

Há alguns dias o movimento passou a atuar no Brasil através do Twitter. Em apenas dois dias, ganhou mais de 20.000 seguidores e já está incomodando bastante o clã Bolsonaro e seus defensores nas redes sociais.

O Sleeping Giants Brasil já conseguiu que pelo menos seis empresas se comprometessem a revisar políticas de anúncios via Google após serem alertadas de que suas marcas estampavam a página Jornal da Cidade Online.

Um dos anunciantes expostos pela ferramenta é o Telecine, primeiro a manifestar publicamente a intenção de retirar sua propaganda da página alinhada à extrema direita.

“Somos totalmente contra a disseminação de fake news e precisamos, juntos, combatê-la”, expressou o perfil do canal fechado ao assumir o compromisso de analisar todos os portais que veiculam seus anúncios.

“Restringimos e estamos sempre atentos para não estarmos em sites questionáveis voltados à disseminação de fake news, difamação e linguagem grosseira, conteúdos sensacionalistas e chocantes e propagação de mensagens de ódio”, afirma o Telecine.

“As restrições que incluímos diminuem drasticamente a probabilidade de termos nossas campanhas veiculadas em sites contrários às nossas políticas, e o trabalho dos nossos times é incansável para corrigir eventuais falhas que possam ocorrer com mídias automatizadas.”

A Dell, que também aparece em banners exibidos pelo Jornal da Cidade Online, atendeu à solicitação do Sleeping Giants Brasil.

“Assim que recebemos essa informação, solicitamos a retirada dos anúncios automáticos. Repudiamos qualquer disseminação de notícias falsas.”

Nesta quarta, o Submarino afirmou ter bloqueado anúncios no Jornal da Cidade Online e estar tomando providências para barrar sites semelhantes. “Caso vejam mais outro caso, podem me mandar, tá? Obrigado por avisarem!”, postou o perfil da empresa.

O Banco do Brasil também comunicou a retirada de propagandas do site, repudiando a divulgação de fake news, o que gerou reação do vereador Carlos Bolsonaro.

Carluxo criticou a decisão da entidade e saiu em defesa do Jornal da Cidade Online. “Marketing do Banco do Brasil pisoteia em mídia alternativa que traz verdades omitidas. Não falarei nada pois dirão que estou atrapalhando…”, comentou o vereador do Rio de Janeiro.

Nesta quinta-feira, o tema “Fake News” está entre os assuntos mais comentados do Twitter discutindo justamente a atuação do Sleeping Giants Brasil.

Veja a seguir algumas postagens do Sleeping Giants Brasil avisando anunciantes que está sendo anunciada em um site que é contra o isolamento social e apoia o uso da hidroxicloroquina ou propaga notícias falsas:

Excelente iniciativa.

Com informações do El País.

Marcelo Adnet zoa Regina Duarte, Bolsonaro e Lula numa tacada só; assista

Marcelo Adnet “passou a régua” em Regina Duarte, Bolsonaro e Lula, sintetizando em poucos segundos os principais acontecimentos políticos do dia.

Teve a fritura de Porcina, o descaso cultural de Bolsonaro e a mancada com direito a desculpas de Lula.

Confira:

Regina Duarte ‘termina’ com Bolsonaro e deixa governo

O presidente Bolsonaro anunciou que a atriz Regina Duarte está deixando a secretaria de Cultura do Governo Federal.

Ele usou como desculpa a falta que Regina sente da família. Disse também que ela assumirá a Cinemateca em São Paulo.

“Regina Duarte relatou que sente falta de sua família, mas para que ela possa continuar contribuindo com o Governo e a Cultura Brasileira assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em SP. Nos próximos dias, durante a transição, será mostrado o trabalho já realizado nos últimos 60 dias.” Escreveu Bolsonaro no Twitter.

No vídeo, eles brincam com a ‘fritura’ e falam da possível ida de Regina para a Cinemateca.

Mas todo mundo sabe que a atriz foi vítima de “fogo amigo” dos seguidores de Olavo de Carvalho. Ainda ontem, terça-feira, o Blog do Esmael a matéria abaixo:

Bolsonaro posta vídeo de Mário Frias e aumenta a ‘fritura’ de Regina Duarte

O presidente Jair Bolsonaro continua a fritura de Regina Duarte. Nesta terça-feira (19), ele compartilhou em seu perfil no Twitter um vídeo de uma entrevista do ator Mário Frias, no qual ele se coloca à disposição do presidente “para o que ele precisar”.

No vídeo, o ex-ator sugere ao presidente que tem vontade de assumir uma função na área cultural do governo Bolsonaro. “Pro Jair, cara, o que ele precisar eu tô aqui. Eu torço demais pra Regina, eu sou fã dela, mas pelo Brasil eu tô aqui, o que for preciso. Respeito o Jair demais, vejo o Brasil com chance de finalmente ser respeitado”, disse à CNN no começo de maio.

O ator, que começou a carreira no seriado Malhação da Rede Globo, é um defensor do bolsonarismo.

Bolsonaro colocou o vídeo em seu canal oficial no YouTube e também compartilhou em outras redes sociais, com a seguinte legenda: “Mario Frias e a Cultura”.

LEIA TAMBÉM
Ciro Gomes comanda ato online pelo impeachment de Bolsonaro; assista

Weintraub, ‘pato manco’, diz que vai ouvir os estudantes sobre o adiamento do Enem

General Pazuello ‘militariza’ o Ministério da Saúde

A publicação de Bolsonaro reforça as suspeitas de que Regina Duarte não vai continuar por muito tempo no cargo de secretária Especial da Cultura.

Grupos bolsonaristas continuam uma guerrilha nas redes sociais pela demissão imediata ex-atriz global.