Deputado petista quer ouvir Onyx e Guedes sobre falhas no pagamento do auxílio emergencial

O líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), apresentou requerimento de convocação do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, para prestar informações sobre a demora no pagamento das parcelas do auxílio emergencial. Por meio do Requerimento nº 894/2020, protocolado na segunda-feira (4), o parlamentar questiona, dentre outros pontos, as longas filas nas agências da Caixa e as denúncias de falhas e de lentidão nas análises.

LEIA TAMBÉM:
URGENTE: Globo põe lupa e encontra 20 mil mortos por coronavírus no Brasil

“Bolsonaro ou vida”, propõe líder do PT na Câmara

Maestro que disse que o rock leva às drogas, ao sexo e ao satanismo reassume presidência da Funarte

O documento lista uma sequência de erros cometidos pela pasta durante o processo de pagamento do benefício, como: a suspensão da antecipação da segunda parcela, no último dia 23 de abril, e o anúncio de que 13,6 milhões de trabalhadores informais deverão refazer o cadastro pela ausência de identificação do Dataprev.

“Por que, depois de quase um mês, milhões de inscritos ainda não receberam nem mesmo o primeiro pagamento? Seus pedidos continuam ‘em análise’, dia após dia, sem qualquer justificativa, aumentando ainda mais o nível de ansiedade típico de um período de emergência de saúde”, denuncia Guimarães.

Guimarães também quer ouvir Guedes
O líder da Minoria já havia protocolado, na semana passada, outro requerimento, o 409/2020, em que solicita esclarecimentos do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a atuação da Caixa Econômica Federal no pagamento do auxílio. Segundo Guimarães, o banco já deveria ter apresentado estratégias para evitar a exposição dos beneficiários que lotam as agências, seja para receber o benefício ou para buscar informações.

“Situações excepcionais exigem medidas excepcionais de seus líderes. A população não pode mais aguardar trâmites burocráticos, ineficiências de sistema e gargalos de gestão que deveriam ter sido previstos e resolvidos há muito tempo”, defende.

Confira a íntegra dos requerimentos:

Requerimento-Onyx

Requerimento-Guedes

As informações são da Liderança do PT na Câmara.