Com saída de Nelson Teich, Osmar Terra é cogitado para o Ministério da Saúde

O ex-ministro Osmar Terra é o principal nome lembrado para ocupar o Ministério da Saúde, no lugar de Nelson Teich, que pediu demissão hoje (15) por discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro acerca da liberação da cloroquina.

Médico, Osmar Terra é da linha negacionista como Bolsonaro.

Ex-ministro da Cidadania, cargo que deixou para abrigar Onyx Lorenzoni, Terra coleciona frases e polêmicas contra a quarentena para conter a Covid-19:

  • “Há exageros nas medidas contra vírus” (23/03/2020);
  • “Pandemia de coronavírus está perto do fim” (13/04/2020);
  • “Quarentena só vale para a classe média” (13/04/2020);

Deputado federal pelo MDB do Rio Grande do Sul, Osmar Terra acredita que a depressão econômica causada pelas medidas de isolamento e de fechamento das empresas contra o coronavírus é mais fatal do que a própria doença. Nesse quesito, o candidato a ministro da Saúde também segue a linha de raciocínio de Bolsonaro.

Recentemente, Osmar Terra teve um fake news desmentido. No Twitter, ele publico vídeo em que o governador do estado de Nova York, Andrew Coumo, divulga dados de um levantamento que indica que 66% das pessoas hospitalizadas com COVID-19 no estado estavam em casa.

Foram registradas 14.216 mortes provocadas pela Covid-19 e 207.251 casos confirmados da doença em todo o país até esta sexta (15).

Economia

LEIA TAMBÉM
Kakay manda carta aberta a Moro: ‘que só cumpra sua pena após o trânsito em julgado’

Paulo Guedes na reunião ministerial: ‘É preciso vender logo a porra do Banco do Brasil’

Bolsonaro veta ampliação do auxílio emergencial para diversas categorias profissionais

Urgente: Nelson Teich pede demissão e general Pazzuelo assume a Saúde

O ministro Nelson Teich acaba de formalizar o pedido demissão do Ministério da Saúde. A situação de Teich se agravou após pressões do presidente Jair Bolsonaro pela defesa do uso da cloroquina no tratamento a Covid-19. O ministro Nelson Teich já tem um sucessor escolhido pelo Planalto: Trata-se do general Eduardo Pazuello.

O anúncio da demissão foi feito pelo Ministério da Saúde nesta manhã. A pasta deve detalhar os motivos da demissão em entrevista marcada para a tarde de hoje.

Teich, como Henrique Mandetta, deixa a pasta no auge da pandemia do coronavírus e por discordâncias com o presidente Bolsonaro. O ministro Mandetta foi demitido em 16 de abril – exatamente um mês atrás.