Celso de Mello encaminha à PGR acusações contra o general Heleno

O ministro Celso de Mello do Supremo Tribunal Federal encaminhou para a Procuradoria-Geral da República os pedidos de enquadramento do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, por crimes contra a Segurança Nacional e de responsabilidade.

São três denúncias, uma do PDT, uma da deputada Natália Bonavides e a outra da também deputada Margarida Salomão, ambas do PT.

A denúncia do PDT é uma notícia-crime pela suposta prática de crimes contra a Lei de Segurança Nacional. As denúncias das deputadas apontam possíveis crimes de responsabilidade contra o livre exercício do Poder Judiciário.

LEIA TAMBÉM
Deputados petistas protocolam pedido de impeachment de Heleno

PDT apresenta notícia-crime contra general Heleno no STF

As denúncias referem-se à nota absurda em que o general Heleno faz ameaças à democracia por causa da possibilidade de apreensão do telefone do presidente Bolsonaro.

A bola agora está com Augusto Aras, mas parece que ali está ‘tudo dominado’, ou não.

General Heleno surta com pedido de apreensão do telefone de Bolsonaro

O Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, surtou com o pedido de apreensão do telefone do presidente Bolsonaro.

Heleno emitiu uma nota oficial. Leia a seguir:

Presidência da República Gabinete de Segurança Institucional
Nota à Nação Brasileira
Brasília, DF, 22 de maio de 2020.

O pedido de apreensão do celular do Presidente da República é inconcebível e, até certo ponto, inacreditável.

Caso se efetivasse, seria uma afronta à autoridade máxima do Poder Executivo e uma interferência inadmissível de outro Poder, na privacidade do Presidente da República e na segurança institucional do País.

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República alerta as autoridades constituídas que tal atitude é uma evidente tentativa de comprometer a harmonia entre os poderes e poderá ter consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional.

Augusto Heleno Ribeiro Pereira
Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da
Presidência da República