Bolsonaristas espalham fake news de que Flávio Dino estaria internado em Brasília

O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) afirmou por meio de suas redes sociais nesta terça-feira (12) que notícias falsas estão circulando nas redes sociais sobre sua internação em Brasília por contaminação pela Covid-19.

Dino denunciou duas mensagens falsas que passaram a circular desde o final de semana. Em uma, bolsonaristas dizem que ele estaria internado em Brasília por covid-19. A respeito, escreveu Dino:
“Inventaram isso e estão circulando em grupos de WhatsApp. Informo que não estou em Brasília, nem internado por coronavírus. Impossível encontrar adjetivos para esse tipo de “pessoas”. Peço que orem a Deus para me proteger de tanta maldade”, esclareceu.

Em outra mensagem desmentida pelo governador do Maranhão, bolsonaristas espalham que doentes internados em hospitais particulares seriam removidos para hospitais de campanha. Neste caso, os mentirosos procuram gerar confusão com a informação de que o governador do Maranhão está requisitando leitos privados desocupados.

A estratégia, que foi utilizada, por exemplo, na Espanha, visa garantir que um maior número de pessoas possam ser atendidas e menos gente morra por covid-19. Os hospitais privados que passam a internar pacientes do SUS serão indenizados, portanto não há qualquer “confisco”. Todo o procedimento é respaldado pela Constituição Federal.

LEIA TAMBÉM:

Economia

#DivulgaTudoCelsodeMello pedem internautas pelo vídeo que pode derrubar Bolsonaro

Em Brasília, ato de servidores leva boneco inflável de Bolsonaro com as mãos suja de sangue

CUT decide reforçar articulação pelo ‘Fora, Bolsonaro’

“Pessoas desonestas estão inventando de que haverá “remoção compulsória” de pacientes já internados em hospitais privados em São Luís. Lamento que haja gente má que se dedique a sabotar esforços sérios. Embora dispensável, peço que não acreditem nesses delírios”, comentou Flávio Dino sobre mais esta informação falsa.

Além de manchar reputações, as notícias falsas são um problema no combate à pandemia do coronavírus. A falta de informação correta leva pessoas a não se cuidarem como devem. Por isso, no último dia 30 de abril o governo do Maranhão lançou a iniciativa da checagem oficial de informações.

O perfil “Verdade Covid MA” nas redes sociais, indica que notícias são falsas e também reunem esclarecimentos sobre o coronavírus no estado.