Tradicional Bandeira do Divino será virtual por causa do Coronavírus; assista

A tradicional Folia do Divino Espírito Santo do Litoral do Paraná começou neste domingo de Páscoa (12) de maneira virtual neste ano por causa da pandemia do Coronavírus.

As romarias com a Bandeira do Divino surgiram em Portugal no Século XIV e foram trazidas para o Brasil no Século XVII. No litoral dos Estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, essa tradição é integrada à cultura caiçara.

A Associação Mandicuera de Cultura Popular, que tem sede em Paranaguá (PR), mantêm viva essa tradição. Eles percorrem todos os anos dezenas de comunidades das baías de Paranaguá, Guaraqueçaba, Pinheiros, até o Marujá (SP) e Ararapira de barco durante cerca de 40 dias levando a Bandeira do Divino às casas dos fiéis.

As celebrações são compostas por cânticos que remontam à idade média. As comidades visitadas são na maioria de pescadores, os Caiçaras.

Confira a seguir a abertura da Folia que foi realizada no amanhecer deste domingo na Capela da Associação Cultural Mandicuera.

Economia

LEIA TAMBÉM
Papa Francisco propõe cessar-fogo mundial e anulação da dívida dos países pobres para enfrentar pandemia

Pandemia de coronavírus pode dobrar desemprego no Brasil, diz estudo da FGV

Fim do confinamento antes da hora pode causar ‘retorno mortal’ da Covid-19, alerta OMS

A inciativa da Associação Mandicuera prova que é possível manter a religiosidade, a fé e a tradição sem romper o isolamento social. Durante as próximas semanas serão feitas visitas virtuais às casas dos fiéis das comunidades caiçaras do Litoral do Paraná e São Paulo.

Confira a programação:

Mais informações: Página da Associação Mandicuera no Facebook.

Queridas e queridos devotos do Divino Espírito Santo

Diante da pandemia do novo Coronavírus, os foliões e foliãs da Bandeira do Divino da Ilha dos Valadares, por meio de seu mestre Aorélio Domingues, tomaram por decisão SUSPENDER as visitas presenciais nas vilas e comunidades atendidas por esta peregrinação neste ano. Compreendendo que a saúde espiritual, física e mental andam juntas, iremos MANTER a Romaria de forma virtual, ou seja, o ritual permanecerá acontecendo na capela do Divino da Associação Mandicuera, e será transmitido via Facebook, a partir do dia 12/04/2020.

Fiquem ligados, as Alvoradas e Encerramentos serão diariamente transmitidos online através da página da Associação Mandicuera no Facebook, a Alvorada às 6h e o Encerro às 18h.

As bênçãos para cada família serão feitas durante os 50 dias em que a romaria normalmente dura e serão enviadas através do WhatsApp. Seguindo o cronograma, definimos um calendário: serão dedicados dias de gravação para cada comunidade, como se estivéssemos aí em suas casas, enviando as graças do Divino.

Entre os dias 23 e 30 de maio estaremos recebendo pedidos dos devotos através de mensagens enviadas via Facebook e WhatsApp.

Assim, acreditamos estar acolhendo as comunidades e seus devotos da melhor forma que podemos neste momento tão delicado para o nosso país e para o mundo.

[[link para acompanhar as transmissões online]]

https://www.facebook.com/mandicuera/