STJ concede prisão domiciliar ao doleiro Dario Messer


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu o direito a prisão domiciliar ao doleiro Dario Messer, conhecido como “doleiro dos doleiros”, devido à pandemia de coronavírus. A decisão é do ministro Reynaldo Soares da Fonseca.

Na decisão, o magistrado afirmou que Messer se encaixa no grupo de risco para a Covid-19. Ele tem 61 anos, é hipertenso e tabagista, e foi submetido a procedimento cirúrgico para a retirada de melanomas.

LEIA TAMBÉM:
Brasil tem 667 mortes pelo Coronavírus e 13,7 mil casos em 07/04

Bolsonaro não tem condições de demitir um ministro popular, diz Maia sobre Mandetta

Auxílio emergencial de R$ 600 vira isca para golpes na internet

O doleiro está preso preventivamente desde julho de 2019, em decorrência de desdobramentos da Operação Lava Jato. O Ministério Público Federal o acusa de crimes como evasão de divisas e lavagem de dinheiro, pois teria recebido dólares no exterior pela venda ilegal de pedras preciosas e semipreciosas, além de manter contabilidade paralela à oficial.

Economia

Messer também foi denunciado em outra ação pelos supostos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas relacionados a delitos praticados pelo ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, investigados nas operações Eficiência e Câmbio Desligo.

De acordo com a decisão, o doleiro deverá ficar em regime domiciliar, com monitoramento eletrônico, pelo menos até o julgamento do mérito do habeas corpus no STJ.

Leia a decisão aqui.

Com informações do STJ.