Saiba quem são os “golpistas” que querem derrubar Bolsonaro, segundo a teoria da conspiração bolsonarista

Ex-deputado Roberto Jefferson, condenado por corrupção no mensalão, animou ontem à noite a teoria da conspiração dos bolsonaristas durante uma live transmitida pelo presidente Jair Bolsonaro.
Uma entrevista do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, numa live transmitida pelo presidente Jair Bolsonaro, abusou da “teoria da conspiração” contra o mandato do “Capitão Cloroquina”.

Condenado por corrupção na ação penal do mensalão, Jefferson acusou ontem à noite o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de arquitetar um “golpe parlamentarista”.

“Eu tenho total convicção do que estou falando”, disse o ex-mensaleiro, porém sem apresentar prova alguma.

Durante manifestação à tarde em favor do AI-5, intervenção militar no Brasil, Bolsonaro também criticou o presidente da Câmara, que estaria semeando o “caos” e “enfiando a faca” no governo federal. “Eu lamento a posição do Rodrigo Maia, que resolveu assumir o papel do Executivo. Eu respeito ele, mas ele tem que me respeitar. O sentimento que eu tenho é que ele não quer amenizar os problemas, ele quer atacar o governo federal, enfiando a faca no governo federal. Parece que a intenção é me tirar do governo”, disparou.

O ex-deputado federal Roberto Jefferson foi entrevistado pelo jornalista paranaense Oswaldo Eustáquio, um ex-dilmista convertido ao bolsonarismo.

A teoria da conspiração consiste na ‘certeza’ que Maia estaria se movimentando para votar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 101/2003, para permitir que os presidentes da Câmara e do Senado tentem reeleição. O mandato de Maia à frente da Câmara termina em 31 de janeiro de 2021.

Economia

Na loucura política do entrevistador e do entrevistado, sempre sob o olhar atento de Bolsonaro, eles acusaram a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o FHC, cuja ordem para o PSDB ingressar no golpe parlamentarista teria dado num entrevista ao Estadão.

Ainda fariam parte do diabólico golpe parlamentarista, segundo a teoria da conspiração bolsonarista, os governadores João Doria (PSDB-SP), Wilson Witzel (PSC-RJ) e Flávio Dino (PCdoB-RJ).

O braço parlamentar nesse esquema para derrubar Bolsonaro contaria com a participação da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-líder do governo no Congresso.

A teoria da conspiração bolsonarista compreende que o presidente da Câmara “já encomendou” o pedido de impeachment que está sendo redigido pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz.

Resumindo, os conspiradores seriam as seguintes pessoas:

  • Rodrigo Maia, presidente da Câmara
  • Davi Alcolumbre, presidente do Senado
  • Gilmar Mendes, ministro do STF
  • João Doria, governador de São Paulo
  • Flávio Dino, governador do Maranhão
  • Wilson Witzel, governador do Rio
  • Joice Hasselmann, deputada federal
  • FHC, ex-presidente da República

LEIA TAMBÉM
Globo suspende pagamentos de artistas de novelas durante pandemia de Covid-19

Jornalões tentam arranjar emprego para Mandetta

PSOL pede saída imediata de Bolsonaro

Robôs sobem o tom das provocações com #FechadosComBolsonaro
Os robôs bolsonaristas trabalharam durante a madrugada e colocaram a hashtag #FechadosComBolsonaro no topo do Twitter já no início da manhã. Foram 22 mil postagens antes das 9 da manhã.

As postagens seguem o discurso ufanista de Bolsonaro e mantêm os ataques principalmente contra o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM); mas também contra os governadores de São Paulo, João Doria (PSDB); Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC); a esquerda, o PT, os comunistas, etc.

Isso tudo faz pensar que a ida de Bolsonaro a uma manifestação pela intervenção militar neste domingo em Brasília seja seja parte de uma estratégia belicista para provocar as instituições e forçar a articulação de um pedido de impeachment.

Bolsonaro se abriga nos militares e anima seus apoiadores a defendê-lo até o fim. Mas aí resta saber, que fim?

Na noite deste domingo (19), Bolsonaro (sem partido) transmitiu uma ‘live’ do jornalista Oswaldo Eustáquio e do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, sobre um suposto golpe parlamentarista articulado pelo Congresso nacional.

“O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, autor da denúncia do Mensalão, vai trazer a rota do golpe parlamentarista operacionalizado por Rodrigo Maia. Parte do Congresso trabalha contra o país, contra Bolsonaro e a favor do establishment”, diz o texto com o anúncio da ‘live’ nas redes sociais.

Segundo os participantes na live, a trama envolveria os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP); e da OAB, Felipe Santa Cruz.

De acordo com Jefferson, os opositores do presidente já criaram um motivo para o impeachment de Bolsonaro.

A ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) reagiu estranhando o fato de Bolsonaro assistir à entrevista de Roberto Jefferson, um condenado por corrupção.