Pronunciamento Oficial do Presidente da República, Jair Bolsonaro; assista a íntegra

Publicado em 8 abril, 2020

Assista à integra do pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), em rede nacional de rádio e televisão sobre o coronavírus.

Bolsonaro é o presidente da República que mais falou em rede nacional de rádio e TV em seus 15 primeiros meses de mandato desde a redemocratização do Brasil, em 1985.

Desde a posse, em 1º de janeiro de 2019, Jair Bolsonaro é o presidente o que mais falou à nação com 10 pronunciamentos.

Na fala de hoje, Bolsonaro voltou destacar o uso da Hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. Ele citou o cardiologista Roberto Kalil Filho, que declarou ter sido curado pela droga.

País chega a 800 mortes e 15.927 casos de Coronavírus em 08/04
O balanço da pandemia de Covid-19 divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (8) aponta 800 mortes e 15.927 casos confirmados da doença.

Ontem o balanço apresentava 667 mortes e 13.717 casos confirmados. Em relação ao balanço anterior, foram acrescentadas 133 mortes e 2.210 infecções causadas pelo vírus no país. Ou seja, o número de mortes aumentou em 20% nas últimas 24 horas.

Sobre a polêmica da Cloriquina, medicamento defendido por Bolsonaro, o ministro Henrique Mandetta tentou aliviar a tensão. Ele afirmou que o uso do medicamento depende somente de decisões técnicas.

País tem 7 casos de coronavírus entre indígenas e uma morte confirmada
O Brasil já registrou sete casos confirmados do novo coronavírus entre indígenas, entre eles uma idosa que morreu no Pará, e um adolescente yanomami internado em estado grave em Roraima.

Segundo o jornal o Globo, quatro casos são de familiares da etnia Kokama, no Amazonas, na cidade de Santo Antônio do Icá, onde foi registrado o primeiro caso de indígena infectado pelo vírus no Brasil.

Além disso, há o caso da idosa, de 87 anos, do povo Borari, que morreu no dia 19 de março em Alter do Chão, no município de Santarém, mas que a Secretaria de Saúde do Pará só revelou se tratar de óbito causado pela Covid-19 em 1° de abril.

Os outros dois casos são de um homem da etnia Bará, de 45 anos, no Amazonas, e de um adolescente Yanomami de 15 anos, que está em estado grave em Roraima.

LEIA TAMBÉM
Notícias ao vivo do coronavírus: como reduzir mensalidades escolares

Homem fantasiado de “Morte” espanta velhinhos das ruas

Robôs levantam #BolsonaroEstavaCerto por causa da Cloroquina

Metalúrgico da grande Curitiba morre vítima de coronavírus
O metalúrgico Guilherme Gonçalves Landim, de 57 anos, é a mais nova vítima fatal de coronavírus na região da grande Curitiba. Landim, que faleceu nesta terça-feira (7), trabalhava na Merpe, empresa situada em Araucária.

Guilherme Landim é a quarta vítima do Covid-19 na capital paranaense. Em nota, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) lamentou a perda e prestou condolências aos familiares do metalúrgico Guilherme Gonçalves Landim.

O sindicato da categoria reforçou a importância do isolamento social devido a pandemia do coronavírus.

A entidade sindical demanda das empresas a paralisação nas linhas de produção, medida adotada em diversas fábricas do país.

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, continua internado na UTI
O primeiro-ministro Boris Johnson, da Reino Unido, passou sua segunda noite na UTI e tem a condição de saúde estável, “respondendo ao tratamento” para o coronavírus, disse um porta-voz na quarta-feira (8).

Johnson foi internado no hospital St. Thomas em Londres no domingo e transferido no dia seguinte para a unidade de terapia intensiva (UTI), onde recebeu oxigênio, mas não foi colocado em um ventilador.

O primeiro-ministro não está sofrendo de pneumonia, disseram seus assessores na terça-feira (7), mas sua doença trouxe preocupações sobre a capacidade do governo de tomar grandes decisões no meio do surto.

O Reino Unido tem 7.097 mortos e 60.733 casos confirmados de coronavírus nesta quarta-feira, dia 8 de abril. No mundo são 1.463.157 casos confirmados e 84.807 mortes.

Downing Street (sede oficial do governo britânico) se recusou hoje a comentar sobre o tratamento que Johnson estava recebendo ou a dizer quem o estava tratando, embora repetisse declarações anteriores de que ele está respirando sem assistência, além de receber oxigênio.

Apresentador do SBT quer Campos de Concentração na pandemia
O apresentador Marcão do Povo, do programa Primeiro Impacto do SBT, sugeriu a construção de Campos de Concentração para segregar do convívio social os pacientes da Covid-19 – Coronavírus.

O vídeo com a fala de Marcão foi compartilhado pela deputada Sâmia Bomfim do PSOL que escreveu: “O SBT explora uma concessão pública de televisão. É inadmissível que, durante a sua programação, seja defendida a construção de CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO para lidar com a pandemia de coronavírus. Essa declaração é criminosa. Tanto a emissora quanto o apresentador devem ser punidos.”