‘Procura-se’ Regina Duarte, em quarentena desde que deixou a Globo; assista aos vídeos

O movimento de atores pedindo providências à secretária de Cultura e intérprete da Viúva Porcina inclui nomes como Marcelo Várzea, Lavínia Pannunzio, Iara Jamra, Paula Cohen, Rubens Caribé, Renata Carvalho e Fernando Eiras.

A atriz Regina Duarte tomou chá de sumiu. Desapareceu, escafedeu-se, depois que deixou a Globo para assumir a Secretaria Especial da Cultura. Ele entrou em quarentena absoluta, não participou de nenhuma das entrevistas coletivas da Covid-19 no Palácio do Planalto.

Um cartaz de ‘Procura-se’ foi espalhado nas redes sociais: ‘Procura-se. Cadê você?!! Regina Durante. Pela liberação do FNC’, diz a peça, referindo-se ao Fundo Nacional de Cultura.

Em vários vídeos publicados nas redes sociais, todos também fazem a mesma pergunta: “Cadê você, Regina?”. O objetivo é provocá-la a se manifestar sobre medidas públicas para ajudar artistas que estão sem trabalho e renda devido à quarentena imposta pelo coronavírus.

O questionamento se junta a outro: quando o Fundo Nacional de Cultura será liberado? Para os artistas, a ministra do governo de Jair Bolsonaro não tem tomado nenhuma providência para ajudar a classe artística, uma vez que produções audiovisuais estão suspensas e teatros fechados.

Marcos Caruso, famoso por ter interpretado o Leleco, de “Avenida Brasil”, vai além e critica a atriz por não ter emitido nota de pesar pelas mortes de Moraes Moreira, Luiz Alfredo Garcia-Roza e Rubem Fonseca nesta semana. “Seria o mínimo. Cultura também é cultivar bons hábitos”, afirma o ator.

“No mundo todo a cultura é responsável por 6% da economia, gerando cerca de 30 milhões de empregos por ano. Em função do isolamento, os artistas também ficaram sem fontes de renda para sustentar suas famílias e precisam urgentemente de apoio do governo. Verba para isso existe. Queremos saber da secretária especial da Cultura, Regina Duarte, o que ela está esperando para agir”, questiona o grupo, ao final do vídeo.

Economia

O movimento de atores pedindo providências à secretária de Cultura e intérprete da Viúva Porcina inclui nomes como Marcelo Várzea, Lavínia Pannunzio, Iara Jamra, Paula Cohen, Rubens Caribé, Renata Carvalho e Fernando Eiras. Mas os vídeos não param de brotar nas redes sociais.

Assista abaixo alguns dos vídeos: