Prefeito de Manaus chora ao exigir respeito de Bolsonaro para coveiros

Prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, chorando, lacrou em cima de Jair Bolsonaro: ‘Tomara que ele assuma as funções de verdadeiro presidente da República. Uma delas é respeitar os coveiros’.
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM​), caiu no choro após pedir que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) respeitasse os coveiros, que estão tendo trabalho triplicado devido as mortes pelo coronavírus.

“Queria dizer para ele [Bolsonaro] que tenho muitos coveiros adoecidos. Alguns em estado grave. Tenho muito respeito pelos coveiros. Não sei se ele serviria para ser coveiro. Talvez não servisse. Tomara que ele assuma as funções de verdadeiro presidente da República. Uma delas é respeitar os coveiros”, disparou Virgílio. O prefeito manauara caiu no choro ao falar sobre esses funcionários.

Virgílio reagiu ao presidente Jair Bolsonaro, que, perguntado sobre as mortes por coronavírus, afirmou que não era coveiro. O presidente voltou a repetir que não seria coveiro em outras oportunidades, o que emocionou o prefeito tucano.

Segundo o prefeito de Manaus, a capital do Amazonas já não vive uma emergência, mas um estado de calamidade.

A cidade tem, até o momento, 1.809 casos de contaminação pelo coronavírus, além de 163 óbitos. O estado tem taxa de ocupação de 91% de seus leitos de UTI, cálculo que Virgílio considera exageradamente otimista.

O tucano revela ao Painel uma outra conta com a qual ele afirma ter ficado assombrado: no domingo (19), 17% (ao menos 20 indivíduos) das 122 pessoas enterradas em Manaus morreram em suas casas. Na segunda (20), a taxa subiu para 36,5% (ao menos 38 pessoas) dos 106 mortos. “São números que mostram o colapso. Estamos chegando no ponto muito doloroso, ao qual não precisaríamos ter chegado se tivéssemos praticado a horizontalidade da quarentena, no qual o médico terá que se fazer a pergunta: salvo o jovem ou o velho? “, diz. “Estamos em ponto de barbárie.”

Economia

Nem todos os casos de mortos citados pelo prefeito receberam até o momento a confirmação de terem relação com o coronavírus. No entanto, Virgílio afirma acreditar que, sim, a contaminação pelo Covid-19 seria o motivo.

Virgílio reuniu-se nesta segunda-feira (20) com o vice-presidente, Hamilton Mourão, para apresentar as demandas da cidade na pandemia. Pediu aparelhos de tomografia, profissionais treinados, equipamentos de proteção individual e remédios. “O Tamiflu (nome comercial do oseltamivir) estamos dando contado”, diz.

LEIA TAMBÉM
Coronavírus “engole” shopping tradicional de Curitiba

Chancelar do Brasil surta e “denuncia” ameaça do “Comunavírus”

Presidente da OAB diz que País está à deriva e admite a discussão do impeachment de Bolsonaro após a pandemia
 
“O Amazonas pede socorro. SOS Amazonas. Aceitamos voluntários, médicos, aparelhos que estejam em bom funcionamento ou novos”, completa. Ele afirma que escreverá uma carta aos líderes do G20 solicitando ajuda.

Virgílio diz ter aproveitado o encontro para desabafar contra Jair Bolsonaro. Ele, cujo pai, o senador Arthur Virgílio Filho, teve o mandato cassado pela ditadura militar, revoltou-se com a presença do presidente no ato pró-golpe militar de domingo (19).

“Não podia deixar de condenar o presidente participar de um comício, aglomerando, e ainda por cima tecendo loas a essa coisa absurda que foi o AI-5. Cassou meu pai, cassou Mário Covas, pessoas acima de quaisquer suspeitas, e que serviam o país”, diz.

“É de extremo mau gosto o presidente participar de um comício, insistentemente contrariando a Organização Mundial da Saúde e os esforços que fazem governadores e prefeitos”, afirma Virgílio. “Bolsonaro toca diariamente nas minhas feridas.”

Segundo Virgílio, Mourão ouviu calado.

Horas depois do desabafo, Bolsonaro voltaria a incomodar o prefeito ao dizer que não é coveiro após ter sido perguntado pela Folha sobre o número aceitável de mortes por coronavírus.

“Queria dizer para ele que tenho muitos coveiros adoecidos. Alguns em estado grave. Tenho muito respeito pelos coveiros. Não sei se ele serviria para ser coveiro. Talvez não servisse. Tomara que ele assuma as funções de verdadeiro presidente da República. Uma delas é respeitar os coveiros”, afirma Virgílio. Ao falar sobre esses funcionários, começou a chorar.

Os enterros em Manaus estão ocorrendo em valas comuns (assista ao vídeo):