Por um 1º Maio classista pelo ‘Fora Bolsonaro’ e em defesa da vida: sem Maia, Doria, FHC, Toffoli e Witzel…

O ativista social Milton Alves repercute que o tal “palaque virtual” no 1º de Maio com a direita — Maia, Doria, FHC, Toffoli e Witzel– eleva a temperatura na CUT e demais centrais sindicais.

O articulista afirma que esse “frente amplismo” senil e reboquista em nada contribui para a luta pela democracia e em defesa do emprego.

“O 1º de Maio de 2020, Dia Internacional dos Trabalhadores, acontece marcado por uma brutal ofensiva do governo da extrema-direita e dos patrões contra os direitos dos trabalhadores, com demissões em massa, acordos draconianos de redução de salários e de novas medidas no Congresso Nacional de precarização das relações de trabalho”, contextualiza.

Para Milton, nada justifica a participação no “palanque virtual” dos responsáveis pelo golpe antidemocrático contra a ex-presidente Dilma Rousseff e dos apoiadores no Congresso das reformas trabalhista e previdenciária de Bolsonaro e Paulo Guedes.

Leia a íntegra do artigo:

“A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores”

Por um 1º Maio classista pelo ‘Fora Bolsonaro’ e em defesa da vida: sem Maia, Doria, FHC, Toffoli e Witzel…

Economia

Por Milton Alves*

O 1º de Maio de 2020, Dia Internacional dos Trabalhadores, acontece marcado por uma brutal ofensiva do governo da extrema-direita e dos patrões contra os direitos dos trabalhadores, com demissões em massa, acordos draconianos de redução de salários e de novas medidas no Congresso Nacional de precarização das relações de trabalho. O cenário é agravado mais ainda por uma pandemia do coronavírus, que ameaça diretamente a vida dos trabalhadores e da população mais pobre do país.

Diante de um quadro de tamanha gravidade e de uma crise política que se aprofunda, o momento exige do conjunto do movimento sindical uma resposta firme e organizada da classe trabalhadora em defesa de seus direitos, da democracia e da vida, com a realização de um 1º de maio classista e combativo pelo “Fora Bolsonaro” e o fim das políticas de ajustes e privatizações neoliberais.

No entanto, segundo o jornal Folha de São Paulo, os líderes sindicais resolveram ampliar o “palanque virtual” do 1º de Maio convidando notórios representantes da velha direita e inimigos declarados da classe trabalhadora.

“Reunidos em uma teleconferência na tarde desta terça-feira (21), após uma audiência com líderes dos partidos do chamado centrão, os dirigentes das seis principais centrais sindicais brasileiras —CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central e CSB— reforçaram a decisão de alargar o palanque, desta vez virtual, na tradicional comemoração do Dia do Trabalho, em 1º de maio, para fazer a defesa do emprego e da democracia. Na avaliação das centrais, ambos estão sob ameaça”, diz o texto assinado pela jornalista Catia Seabra.

Na lista de convidados pelas centrais estão os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), José Dias Toffoli. Além dos governadores Wilson Witzel (PSC), do Rio de Janeiro, e João Doria (PSDB), de São Paulo, que também deverão falar aos trabalhadores em mensagens exibidas durante a live.

Esse “frente amplismo” senil e reboquista, que reúne neoliberais privatistas, golpistas como Maia e Toffoli, Doria, o “Bolsodoria” da chacina de Paraisópolis, o carniceiro Witzel (do tiro na cabecinha, lembram?), em nada contribui para a luta pela democracia e em defesa do emprego. Ao contrário, aos olhos dos trabalhadores, a confraternização da cúpula sindical com as lideranças políticas da velha direita, apenas revela o quanto a direção das centrais sindicais estão distantes das reais demandas da classe trabalhadora.

Nada justifica, muito menos em nome da democracia e do emprego, motes principais do 1º de Maio, a participação no palanque virtual dos responsáveis pelo golpe antidemocrático contra a ex-presidente Dilma Rousseff e dos apoiadores no Congresso das reformas trabalhista e previdenciária de Bolsonaro e Paulo Guedes.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) precisa rejeitar esse 1º de Maio fake e convocar um ato classista com as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. Um ato com uma defesa em alto e bom som do “Fora, Bolsonaro-Mourão”, lutando pelo fim desse governo criminoso, aliado da propagação do coronavírus, e apresentando um programa de emergência econômica e sanitária para salvar o país da catástrofe iminente.

*Milton Alves é ativista político e social. Autor do livro ‘A Política Além da Notícia e a Guerra Declarada Contra Lula e o PT’.

LEIA TAMBÉM
Ceará recebe da China 90 toneladas de equipamentos para combate ao coronavírus

Alexandre Frota defende Alessandro Molon para presidir a Câmara

Deputado petista solicita apuração de eventuais crimes de Moro, em inquérito já instaurado no STF

Freixo anuncia ação para impedir Ramagem de assumir chefia da PF

Projeção de queda de 15% no PIB ajudou empurrar Moro para fora do governo

Os economistas da linha desenvolvimentista estimam que o PIB (Produto Interno Bruto) pode cair em até 15% no Brasil, neste ano de 2020, em virtude da crise econômica agravada pelo coronavírus.

A pior depressão econômica da história brasileira também carrega consigo milhões de desempregados. Não há uma estimativa atualizada, mas a OIT (Organização Internacional do Trabalho) calcula que o Brasil já seja a nação com o maior número de desocupados do mundo, reservada a proporcionalidade do número habitantes; esse diagnóstico negativo foi potencializado pela reforma trabalhista, que tirou direitos e jogou para informalidade milhões de trabalhadores que então usufruíam do benefício carteira assinada.

É nesse contexto econômico que a sobrevivência política falou mais alto e ajudou a empurrar o ex-ministro Sérgio Moro para fora do governo.

O presidente Jair Bolsonaro se viu ameaçado pela deterioração da econômica. Seu “Posto Ipiranga”, o ministro da Economia Paulo Guedes, só ajeitou a vida de banqueiros e especuladores. Ele e Bolsonaro, ao invés de combater o coronavírus, optaram em destruir os trabalhadores e o povo pobre brasileiro durante a pandemia que dura um mês e meio.

Governo e aliados na mídia dizem que Bolsonaro só cairá nas pesquisas de opinião, com vistas a 2022, se morrer muita gente em decorrência da infecção pelo coronavírus. No entanto, nesta manhã deste domingo (26), o Brasil fechou o balanço com 4.057 mortes e 59.324 casos de coronavírus. É preciso mais cadáveres? A política do fim do isolamento social poderá produzir um genocídio, como alertam as autoridades sanitárias mundiais.

Bolsonaro força a barra para acabar com a quarentena porque as famílias em casa têm tempo suficiente para perceber que estão cada vez mais pobres e, caso realmente fiquem paradas, sem trabalhar, o governo federal precisaria financiar esse período. Ou seja, teria de avançar sobre o Orçamento da União reservado para o pagamento de juros e amortizações da dívida interna (R$ 1,6 trilhão) –o que mexeria com o humor de felizes banqueiros e especuladores.

Com o aumento de mortes por coronavírus, a economia deprimida pela escolha neoliberal, sua base política em adiantado estado de putrefação, não restou outra alternativa a Bolsonaro: entregar aos deputados e senadores do Centrão a cabeça de Maurício Valeixo, diretor-geral da PF, considerado o segundo braço de Moro [o primeiro decepado foi Roberto Leonel, do Coaf]. Sem os dois braços, o ex-juiz foi forçado a pedir para sair do cargo.

Bolsonaro preferiu ficar com o Centrão, o baixo clero, de onde ele emergiu e viveu por 28 anos na Câmara. Mais pelo instinto de sobrevivência do que por amor, mas fez uma escolha política. O objetivo, caro leitor, é ter um terço [171 deputados] de votos para barrar pedidos de impeachment. Ou Moro e a Lava Jato, ou o próprio mandato.

Na essência, com ou sem Moro no governo, as bases econômicas que ferram o povo continuam as mesmas. Os interesses de bancos e sanguessugas do mercado permanecem intactos. Porém, se a oposição for competente na comunicação, a rebordosa vai ser forte no governo.

Que governo atravessaria uma eleição imune a uma queda de 15% no PIB, cujos reflexos na economia ainda serão sentidos nos anos seguintes?

Os jornalões, a velha mídia, temem que a próxima vítima seja inexoravelmente Paulo Guedes, que, ao lado e Bolsonaro, sócio pela desgraça na economia. Os barões da mídia, para proteger o velho mascarado e de meias [sem sapatos], já gritam: o governo pode ser seduzido pelo “desenvolvimentismo” e pelo “populismo”. Só falta dizer que o presidente da República está sob a influência do comunismo, blá, blá, blá.

Bolsonaro foi acossado pelo coronavírus, pelo desemprego, pelo empobrecimento das famílias, pela brutal queda do PIB; ele decidiu entregar a cabeça de Moro e preservar a de Paulo Guedes, por enquanto, para assegurar o lucro de banqueiros e especuladores; por outro lado, a despeito de R$ 600 reais, a título de auxílio emergencial, o presidente combate com ímpeto de guerreiro os trabalhadores ao invés da praga do vírus.

Há, portanto, três componentes essenciais que o governo trabalha para estancar: 1. político (restabelecer-se com o Centrão); 2. econômico (aplacar a fome e o desespero); e 3. policial (troca na PF).

No final desse filme, o distinto público descobrirá que o verdadeiro vírus é Jair Bolsonaro –embora alguns continuarão sendo extirpados ao longo dessa jornada, a exemplo de Mandetta, Moro, et caterva.