Notícias ao vivo do Coronavírus: Lula debate com Eduardo Moreira a desigualdade na Covid-19

O ex-presidente Lula e o economista Eduardo Moreira debatem nesta sexta-feira, 10 de abril, os efeitos da crise da Covid-19 na economia brasileira.

Eles aprofundam a discussão sobre o aumento da desigualdade social nesses tempos de coronavírus.

Acompanhe o debate ao vivo pelo Blog do Esmael.

LEIA TAMBÉM
Adolescente de 15 anos é o primeiro ianomâmi a morrer após contrair coronavírus

Bolsonaro é hostilizado durante nova ‘voltinha do coronavírus’ em Brasília

Economia

Notícias ao vivo do coronavírus: Cloroquina é o novo “nióbio” de Bolsonaro

Avião Russo traz 6 milhões de máscaras da China para o Brasil
O cargueiro Antonov 124-100, segundo maior avião do mundo, pousou nesta quarta-feira (8) no aeroporto de Brasília.

Aeronave trouxe cerca de 40 toneladas de máscaras faciais produzidas na China para a prevenção ao Coronavírus. Mas a carga é particular e seguiu para o Estado de Goiás via terrestre.

A carga pertence à empresa Nutriex, que investiu aproximadamente R$ 160 milhões de reais em máscaras faciais. São cerca de 6 milhões de unidades, que foram encaminhadas para o Estado de Goiás.

A Nutriex é uma empresa de importação e distribuição de cosméticos e produtos hospitalares, com sede em Goiânia.

A ousada transação deve render bastante lucro à Nutriex, o que não é nenhum crime. Faltam máscaras em todo o país, tanto para os profissionais da saúde, como para a população em geral.

PDT aciona Governo e Banco Central contra abusos dos bancos na pandemia
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, entrou nesta quinta-feira (9) com uma ação popular com pedido de tutela de urgência contra a União e o Banco Central. O objetivo é impedir que os bancos aumentem as taxas de juros e dificultem ainda mais as concessão de crédito.

Em 23 de março, o Banco Central anunciou a redução da alíquota do compulsório sobre recursos a prazo de 25% para 17%. Na prática, a instituição injetou dinheiro nos bancos para aumentar a liquidez do sistema financeiro nacional (circulação de dinheiro) durante a pandemia do coronavírus.

Acontece que a medida do governo não exigiu contrapartida dos bancos que, agora, elevam suas taxas de juros e endurecem suas exigências para conceder crédito. Ou seja, o governo injetou bilhões no sistema financeiro e esse dinheiro não vai ajudar o setor produtivo. Só var servir para garantir mais lucro aos bancos.

Para que a iniciativa do Governo tenha efeito, os bancos precisam repassar o benefício à população, na forma de concessão de crédito às empresas do mercado interno.

Por isso, a ação movida pelo PDT requer que o Banco Central condicione “a concessão dos benefícios de liquidez advindos das medidas interventivas (redução dos compulsórios) à apresentação efetiva das novas linhas e carteiras de créditos para o mercado produtivo interno pelos bancos interessados em obtê-los, sob pena de multa”.