Manuela defende urgência para a taxação de grandes fortunas

A ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) defendeu nesta segunda-feira (13) a necessidade de realizar uma reforma tributária que garanta a taxação dos mais ricos para proteger os mais vulneráveis.

“Quem mais tem dinheiro é quem menos paga impostos no Brasil. Há muito falamos sobre necessidade urgente de reforma tributária porque no Brasil os impostos contribuem para o aumento da desigualdade e porque o Estado precisa de dinheiro para investir em educação, saúde e segurança, para garantir o desenvolvimento econômico. Isso está mais claro do que nunca”, comentou Manuela em vídeo que compartilhou em suas redes sociais.

No vídeo, ela lembra que no Brasil aluguéis, rendimentos e dividendos não são taxados. E que pesquisas mostram que quanto mais ricas as pessoas, mais recebem dinheiro de atividades que não estão vinculadas a seu trabalho.

Segundo Manuela, tributar, por exemplo, letras de crédito, poderia ter efeito positivo duplo: além de aumentar a arrecadação do Estado, faria com que as pessoas investissem em atividades que geram emprego.

A ex-parlamentar também destaca que a taxação das grandes fortunas, conforme estudo do Ipea, poderia gerar um aumento de arrecadação da ordem de R$ 14 bilhões por ano. 74% deste valor seria cobrado de apenas de 1 mil pessoas.

Assista ao vídeo:

Economia

#taxarfortunas

Quem mais tem dinheiro é quem menos paga impostos no Brasil. Há muito falamos sobre necessidade urgente de reforma tributária porque no Brasil os impostos contribuem para o aumento da desigualdade e porque o Estado precisa de dinheiro para investir em educação, saúde e segurança, para garantir o desenvolvimento econômico. Isso está mais claro do que nunca. #taxarfortunas #taxarfortunassalvarvidas

Publicado por Manuela D'Ávila em Segunda-feira, 13 de abril de 2020

Com informações do Vermelho.