Macron anuncia prorrogação do confinamento total até 11 de maio na França

O presidente francês Emmanuel Macron anunciou nesta segunda-feira (13) em pronunciamento na televisão as novas medidas do governo relativas ao confinamento da população e à luta contra a Covid-19 no país. Ele anunciou a prorrogação do confinamento total na França por mais quatro semanas, até o dia 11 de maio. Macron anunciou novas ajudas do governo francês aos setores de turismo e hotelaria e também a estudantes precários. Ele disse ainda que todos as pessoas que apresentem sintomas da doença poderão ser testadas a partir de 11 de maio.

LEIA TAMBÉM:
PT: Falta de médicos e omissão do governo pode ser fatal para indígenas

O sumiço de Mandetta

Humberto Costa acusa Bolsonaro de sabotar medidas de combate ao coronavírus

A abertura do confinamento, em 12 de maio, começará pela reabertura de creches e escolas. “Temos que organizar diferentemente esse deslocamento para a segurança de todos”, disse Macron. As aulas nas universidades só voltarão no fim de julho. Os grandes festivais culturais da França, como Cannes e Avignon, não poderão acontecer até meados de julho. A atividade econômica deve ser retomada paulatinamente na França, com exceção de bares, restaurantes e cinemas, num primeiro momento.

Macron começou o discurso pontualmente às 20h02, como anunciado, logo após os aplausos diários aos profissionais de Saúde, maneira encontrada pelos franceses para agradecer médicos, enfermeiros, cuidadores e equipes médico-hospitalares desde o 17 de março, início do confinamento oficial no país.

Economia

“Nada está ganho. Os serviços hospitalares ainda estão lotados. Quanto mais as regras serão respeitadas, mais certamente continuaremos em vida”, disse Macron, anunciando a prorrogação do confinamento até 11 de maio na França. “Em 11 de maio, teremos a capacidade de testar qualquer pessoa que apresente sintomas da Covid-19”, disse o presidente francês, anunciando a produção massiva de testes e reconhecendo “falhas na logística” durante a administração da crise sanitária causada pela pandemia.

“Não estávamos preparados para essa crise, mas estamos dando conta dela. Foi necessário nos adaptar sem parar”, admitiu o chefe de Estado. “É m vírus desconhecido, ainda cheio de mistérios, e o material ainda é insuficiente. Estamos multiplicando por cinco a produção de máscaras e produziremos 10 mil respiradores aqui mesmo em nosso país”, afirmou Macron.

O governo, segundo Macron, vai prorrogar as ajudas para os desempregados e empresas. Em seu discurso de quase meia hora, ele disse ainda que investimentos serão feitos para os cientistas encontrarem uma vacina contra a Covid-19. O chefe de Estado falou também em “soberania e autonomia estratégica” para a França e a Europa, durante a pandemia.

“Precisaremos nos reinventar, eu em primeiro lugar”
Emmanuel Macron falou em “dias difíceis, quando tivemos medo e angústia pela nossa família e por nós mesmos”. Em tom emocional, agradeceu os franceses, em especial aqueles que “vivem em apartamentos pequenos, com pouco acesso à distração, com risco de violência na família”. “Teremos dias melhores”, disse Macron.

“Precisaremos nos reinventar, eu em primeiro lugar”, disse o presidente francês, considerado arrogante por parte da população francesa. O pronunciamento de Emmanuel Macron vem sendo bem avaliado pelos comentaristas de televisão, que consideram o discurso presidencial “diferente”, com um tom “mais humilde”. O presidente francês falou em “solidariedade” e mencionou o “cancelamento da dívida dos países africanos”.

O pronunciamento de Emmanuel Macron era muito esperado desde a semana passada, quando o chefe de Estado visitou uma série de especialistas para tomar as decisões necessárias à evolução da luta contra o novo coronavírus na França e chegou a se consultar com os dois ex-presidentes que o precederam na França, respectivamente François Hollande e Nicolas Sarkozy.

Prorrogação
No dia 1° de abril, o primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, antecipou que o fim do isolamento não seria realizado simultaneamente em todo o país e ocorrerá aos poucos e por etapas. Um processo que pode durar meses. No dia 8 de abril, Philippe fez um novo pronunciamento avisando que o confinamento seria certamente estendido para além do dia 15 de abril.

As informações são da RFI.