Juízes do Trabalho criticam MP de Bolsonaro contra os trabalhadores

A Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho, Anamatra, criticou em nota a Medida Provisória 936 que foi editada ontem (1°) pelo presidente Bolsonaro.

A medida institui o “Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e dispõe sobre medidas trabalhistas complementares”, a serem adotadas durante o período da pandemia do Coronavírus.

Para a associação, a MP tem conteúdo que “afronta” a Constituição e aumenta a insegurança jurídica, além de ser socialmente injusta.

“Em momento de alta fragilidade, pelas incertezas sociais e econômicas, colocar pessoas com medo para negociarem sozinhas não é negociação. Será sempre imposição”, afirma a presidenta da Anamatra, Noemia Porto.

LEIA TAMBÉM
Rendimentos devem cair de 5% a 30% com MP 936, diz Dieese

Janaina Paschoal dá ultimato a Bolsonaro: “Amadureça!”

Economia

Bolsonaro tem ‘recaída’ e volta a pregar fim do isolamento social; assista

“A expectativa, num cenário de crise, é de que a prioridade das medidas governamentais se dirija aos mais vulneráveis, notadamente aqueles que dependam da própria remuneração para viver e sustentar as suas famílias. Na MP 936 há, contudo, insistência em acordos individuais entre trabalhadores e empregadores”, diz a Anamatra, citando ainda “distinção” entre trabalhadores, com negociação individual para os considerados “hiper-suficientes”.

Além disso, a medida não considera a condição social de quem necessita do trabalho para viver e do caráter remuneratório do contrato de emprego. “Tudo isso afronta a Constituição e aprofunda a insegurança jurídica já decorrente de outras mudanças legislativas recentes”, afirma a associação.

Confira aqui a íntegra da nota da Anamatra.